Entidades tradicionalistas abrilhantaram Festival Internacional La Falda Danza 2024, entre 6 e 10 de novembro
A beleza da dança gaúcha extrapola fronteiras e encanta por onde passa. E propicia experiências inesquecíveis a quem se dedica a essa arte. O PTG Porteira de Herveiras, da 5ª Região Tradicionalista, viveu momento ímpar ao participar do Festival Internacional La Falda Danza 2024, na Argentina, entre os dias 6 e 10 de novembro.
Guiados pelo professor Alan Rodrigues e sua esposa Camila, apoiados pela coordenação e patronagem, os integrantes da invernada adulta do PTG levaram a cultura gaúcha a um festival internacional, ao lado dos grupos CTG Filastro Brum, de Barros Cassal, da 14ª Região Tradicionalista, e CTG Caminho dos Pampas, de Tio Hugo, da 7ª Região Tradicionalista.
Após uma longa jornada de mais de três mil quilômetros, o grupo mostrou, em cada apresentação, o orgulho de suas tradições, frisou Camila. “A participação no festival ampliou os horizontes dos dançarinos e fortaleceu o amor pelo legado cultural gaúcho, deixando na Argentina a marca vibrante de um povo apaixonado pela sua história”, considera ela.
Segundo Camila, foi a primeira turnê internacional desses CTGs e para 98% dos integrantes a primeira viagem internacional. Participaram da viagem 46 pessoas, 36 dançarinos, patronagem e pais. Foram duas noites de gala, uma apresentação em uma escola e o desfile das delegações.
“Dançamos coreografias montadas pelo professor Alan, danças folclóricas tradicionais como o Tatu de Volta no meio, Anu, Tirana do lenço, Tatu de Castanholas, Valsa da mão trocada, Balaio, Caranguejo entre outras danças de salão usadas de integração no desfile”, descreveu.
O Festival Nacional de Folclore de La Falda, realizado na cidade de La Falda, na Argentina, é um dos principais eventos de folclore na América do Sul. Esse festival atrai grupos de dança e música tradicional de várias partes do continente, destacando-se como um ponto de encontro para a celebração e preservação da cultura latino-americana.
Embora existam outros festivais significativos de folclore na América do Sul, como o Festival de Cosquín (também na Argentina) e o Festival de Viña del Mar (no Chile), o Festival de La Falda é altamente valorizado pelo seu ambiente intimista e pela forte ênfase na tradição e na integração cultural, explica Camila. Ele desempenha um papel importante na promoção das tradições argentinas e tem grande reputação no cenário folclórico, sendo reconhecido entre os maiores eventos do gênero no continente.
Notícias relacionadas
Festival Santa Cruz de Cinema já tem mais de cem filmes inscritos
Organizadores projetam ultrapassar número registrado no ano passado
À diretoria da Associação Tradicionalista Santa-Cruzense, Prefeito garantiu revitalização do Parque de Rodeios
Sérgio também mencionou planos para a construção de um cercado, separando os espaços do Parque de Rodeios e do Autódromo Municipal
Coral da Afubra comemora 30 anos
Atualmente sob a regência de Gustavo Sehnem, o Coral da Afubra conta com 32 membros
Miss Universe Rio Grande do Sul 2025 é do Vale do Rio Pardo
Ela representará o Estado na etapa nacional, que ocorre em fevereiro