Reunião será realizada na próxima quarta-feira, na Câmara dos Deputados
Por solicitação do deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS) será realizada, na próxima quarta-feira (13/11), uma audiência pública na Câmara dos Deputados para debater os impactos econômicos da comercialização ilegal de cigarros eletrônicos no Brasil. O evento, a partir das 10hb, será realizado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços e abordará questões fiscais, comerciais e de regulamentação do mercado de cigarros eletrônicos, cujo consumo tem crescido expressivamente no país sem uma estrutura normativa clara.
Foram convidados a participar do debate representantes de entidades e empresas do setor, entre as quais British American Tobacco, Japan Tobacco International e Philip Morris International, além da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Essas instituições contribuirão com perspectivas sobre os impactos que a comercialização informal desses produtos gera na economia, incluindo a perda de arrecadação fiscal e a evasão de empregos formais.
De acordo com um estudo recente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o mercado potencial de cigarros eletrônicos no Brasil é estimado em R$ 7,5 bilhões anuais, o que evidencia o impacto econômico significativo dessa cadeia produtiva. A regulamentação e a legalização do comércio de cigarros eletrônicos poderiam resultar na criação de cerca de 115 mil empregos diretos e indiretos, com destaque para o setor agrícola e de varejo.
O deputado Heitor Schuch ressalta a urgência de um debate aprofundado para avaliar as possibilidades de regularização e tributação adequadamente deste mercado, promovendo uma estrutura que respeite o sistema tributário e gere benefícios à economia nacional, além de preservar a saúde dos usuários.
Notícias relacionadas
Associação Regional dos Sindicatos do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí celebra a maioridade
A comemoração será a partir das 9h30min de sábado (7), no Clube Vera Cruz, com diversos municípios
Extensão Rural celebra atuação no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida da agricultura familiar
Presente em 497 municípios gaúchos, a Emater/RS-Ascar conta hoje com 1.745 profissionais de diversas áreas
Audiência Pública na Câmara dos Deputados debate modernização das Centrais de Abastecimento
Reunião, proposta pelo deputado federal Heitor Schuch, ocorre nesta quinta-feira
MST inicia vigília no Incra em Porto Alegre e ocupa fazendas em Pedras Altas no RS
A principal reivindicação do grupo é o avanço nos processos de Reforma Agrária e exige que o Governo Federal acelere as vistorias e compras de terras