Organização Mundial da Saúde recomenda de 150 a 300 minutos por semana
A atividade física, na teoria e na prática, foi o ponto central do encontro promovido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Idosos Nova Esperança, na última semana, no Pavilhão da Comunidade de Cerro Alegre Alto. A iniciativa é desenvolvida pelo pelo CRAS Central, da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Ao todo, 27 idosos participaram do encontro. A programação iniciou com a apresentação da palestra “A Importância da Atividade Física no Desenvolvimento Humano”, ministrada pelo psicólogo do Departamento de Esportes da Secretaria de Relações Institucionais e Esportes, Flávio Ramon.
Em sua exposição, Ramon enfatizou a história do movimento humano, desde o nosso nascimento. “A gente tem um padrão de atividade física bem grande na infância, na adolescência. Pelas contingências da sociedade atual, a maior parte das pessoas acaba, muitas vezes, diminuindo esse padrão de atividade física na vida adulta e na terceira idade também”, explicou.
O psicólogo buscou enfatizar a importância de os indivíduos retomarem um padrão de atividade física regular, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 150 a 300 minutos por semana de atividade física moderada a intensa.
Porém, Ramon salienta que, para alcançar este objetivo é necessário compromisso e dedicação. “É importante reservar horários da semana para algum tipo de atividade física e que a pessoa procure a prática ou modalidade esportiva que goste, que tenha prazer em fazer”. Desta forma, as chances de desistência são menores, explicou.
Conforme o profissional, a palestra também salientou que a prática regular de exercícios físicos, traz melhorias no campo psicológico, com a diminuição da ansiedade e de sintomas depressivos, aumenta o autocontrole corporal, a autoestima e o humor.
Após a palestra, os frequentadores do encontro participaram de uma aula de ginástica e dança circular, ministrada pelas educadoras físicas Cândida Severo e a Luciane Maffini, também do Departamento de Esportes.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tem como finalidade fortalecer vínculos familiares, incentivar a socialização e a convivência comunitária. O trabalho atua na prevenção de riscos sociais e no desenvolvimento da autonomia dos seus frequentadores.
As ações do SCFV de Idosos Nova Esperança são pensadas para contribuir com o processo de envelhecimento autônomo, ativo e saudável. Os encontros ocorrem de forma quinzenal, executados pelo CRAS Central, vinculado à Sercetaria de Desenvolvimento Social.
Notícias relacionadas
Educação de Venâncio Aires divulga calendário de retorno das atividades em 2025
O atendimento aos alunos encerra no dia 20 de dezembro e é retomado no dia 5 de fevereiro
Detonação de rochas bloqueia RSC-287 nesta quinta-feira em Santa Cruz
Trabalhos serão realizados das 13h às 14h30min
Torcida Organizada – Arauto News – 11/12/2024
Busca por técnico no Grêmio, nomes especulados pelo Inter e derrota do União Corinthians no NBB / Participantes: Nícolas da Silva, Bianca Mallmann, Rafael Cunha, Luciano Almeida, Sandro Viana e Kássia Machado
Histórias das Famílias – Família Scheidt
A família Scheidt, originária do Reino da Prússia, emigrou em 1827 e estabeleceu-se no Rio Grande do Sul, onde se dedicaram à agricultura e ao comércio.