Plantio da nova safra já começou. Mas, Vale do Rio Pardo ainda tem 1% de fumo estocado nos galpões do ciclo anterior
Depois dos dias de baixas temperaturas, os produtores estão a todo vapor no plantio de tabaco para a nova safra, ainda que haja quem tenha fumo nos galpões. A exemplo está a produtora Elisabete Bartz, de 53 anos, moradora do interior de Vera Cruz, que ainda tem estocado 33,33% da produção. A agricultora faz parte dos produtores inseridos em 1% de tabaco que falta ser comercializado na região do Vale do Rio Pardo, conforme o gerente técnico da Afubra, Paulo Vicente Ogliari. Este é também o percentual de fumo estocado nos galpões de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Vale do Sol.
No caso de Elisabete, a permanência das folhas de tabaco armazenadas no galpão e o “atraso” na preparação dos fardos ocorreu em virtude de problemas de saúde. “Acabei ficando doente e tivemos que esperar. Mas se pudesse venderia tudo no começo, pois vende melhor”, acredita. “Na minha opinião, não é muito bom segurar”,sublinha.
Para Elisabete, que planta fumo há 31 anos ao lado do marido, Mauri Nestor Bartz, de 58 anos, só vale a pena segurar se a safra é fraca. “Aí as firmas procuram”, salienta. Quem também aconselha a não segurar o fumo é Ogliari. “Os produtores têm que repassar. As empresas estão finalizando as compras”, explica. “Este 1% só não entregou ainda, pois nas empresas é limitado o número de cargas por dia”, completa. “De qualquer forma, não adianta segurar, pois o produtor não receberá um valor melhor”, finaliza.
ÚLTIMA CARGA
Das cerca de 300 arrobas produzidas na safra 2018/2019, em torno de 100 estão sendo preparadas para serem transportadas. Devido à desvalorização do trabalho e pelo fato das filhas não terem interesse em seguir com a produção, este é o último ano que o casal produziu tabaco. O objetivo, a partir de agora, é focar na produção de leite.
O PREÇO
Conforme pesquisa parcial efetuada pela Afubra, o produtor está conseguindo, em média, R$ 9,67 por quilo. “Esse valor está abaixo do TO2, que é o preço médio histórico da tabela de preços mínimos”, avalia Ogliari, que lembra que as tabelas são individuais.
ALERTA AOS PRODUTORES
Para aqueles produtores que ainda têm tabaco estocado em casa, a orientação é de que invistam em sistema de segurança na propriedade. Conforme o comandante da Brigada Militar de Vera Cruz, tenente Carlos Moisés Savian dos Passos, não existe mais lugar seguro. “É importante que o produtor coloque trancas nos galpões e quem tiver condições, que instale sistema de alarmes”, sugere. “Quem tem cães, que fique atento quando acoam demais. Quando transportar a carga, é importante avisar um familiar e, se possível, investir na instalação de rastreador. Em caso de movimentação estranha, contate a Brigada”, finaliza.
Notícias relacionadas
Rede municipal de Santa Cruz elege Rainha Afro Estudantil
Nesta edição participaram alunas de cinco educandários do município
Santa Clara do Sul integra o Mapa do Turismo Brasileiro
Reconhecimento permite que a cidade tenha acesso direto a ações e recursos do Governo Federal
Arauto Play transmite finais do futebol no Clube União neste sábado
Serão seis times em campo na disputa das três taças da tradicional competição de futebol society de Santa Cruz do Sul
Confraria da Construção fortalece laços e impulsiona parcerias no setor
Eventos reuniram empresários e profissionais do setor da construção civil em momentos de integração e troca de experiências