Órgão cobrou medidas contra racismo religioso e destacou dificuldades enfrentadas por terreiros no município
O presidente do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Santa Cruz do Sul (CMPTSCS) e o secretário Moa Fanfa estiveram na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na tarde dessa terça-feira (11) para tratar de questões que preocupam as lideranças afro-umbandistas do município. Em reunião com a Comissão de Direitos Humanos, os representantes do conselho expuseram dificuldades enfrentadas na cidade, como abordagens policiais durante fiscalizações de poluição sonora em terreiros, a falta de avanço na criação de um alvará específico para esses espaços e a morosidade no atendimento de casos de racismo religioso. A conversa foi conduzida pelas deputadas Luciana Genro (PSOL) e Sofia Cavedon (PT).
Uma das principais expectativas do CMPTSCS é a realização de uma audiência pública em Santa Cruz do Sul, prevista para o início de abril na Câmara de Vereadores. O evento será promovido pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e pretende ampliar o debate sobre os desafios enfrentados pelas comunidades de terreiro no município. A proposta busca fortalecer o diálogo com o poder público e cobrar medidas concretas para garantir o respeito e a segurança desses espaços religiosos.
Durante a visita, os conselheiros também se encontraram com a deputada Kelly Moraes (PL), a quem agradeceram pelo apoio à aprovação do projeto de cotas raciais nos concursos públicos municipais em 2019, quando ela ainda era vereadora.
Notícias relacionadas

Edlesleinen: três anos oferecendo enxovais sofisticados e personalizados em Santa Cruz
Empreendimento está localizado na Rua Gaspar Silveira Martins, número 2159, loja 1

Parque da Oktober tem horário ampliado a partir desta quarta-feira
A medida é uma solicitação de alguns grupos de corrida e caminhada da cidade

Centro de Bem-Estar Animal estará fechado nesta quarta-feira
Espaço fica localizado na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz

Obra do Calçadão volta a bloquear trecho do Centro a partir desta terça-feira
A informação é da Secretaria de Segurança e Trânsito do município