O incidente ocorreu no início da noite dessa terça-feira (11), quando as raízes da árvore subiram à superfície do solo
Equipes de Santa Cruz do Sul começaram, na manhã desta quarta-feira (12), a remoção de uma tipuana que cedeu e atingiu um estabelecimento comercial. O incidente ocorreu no início da noite dessa terça-feira (11), quando as raízes da árvore, localizada na Rua Marechal Floriano, no Centro, subiram à superfície do solo, comprometendo sua estabilidade.
Em entrevista à Arauto News 89 FM, que acompanhou os trabalhos iniciais no local, o comandante da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, Coronel Bonfanti, explicou que a árvore possuía raízes superficiais, tornando necessária sua remoção completa. “Houve um princípio de tombamento, então precisamos eliminar essa fonte de perigo”, destacou.
Ainda segundo Bonfanti, as equipes também analisam uma segunda tipuana, situada próxima à que cedeu, com possibilidade de poda ou remoção total. “O trabalho é complexo. Estamos mobilizando equipes, trazendo um guincho e um suporte para levar o bombeiro até os pontos mais altos. Essa verificação pode durar até amanhã”, afirmou.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Guarda Municipal trabalham no local. Por conta disso, o trânsito ficará bloqueado na quadra da Rua 28 de Setembro, no entroncamento com a Marechal Deodoro. Ainda pela manhã, a interdição será ampliada para a quadra entre as ruas Marechal Deodoro e Thomas Flores. As autoridades pedem que motoristas evitem a região central devido ao intenso congestionamento.
Desligamento de energia
Devido ao trabalho de remoção de uma tipuana que cedeu e atingiu um estabelecimento comercial no Centro de Santa Cruz do Sul, a RGE vai realizar um desligamento preventivo da energia elétrica no local. Conforme o Gerente de Relacionamento da RGE no Vale do Rio Pardo, Eduardo Döring, a medida é necessária em virtude da vegetação estar acima da rede de média tensão. As equipes farão o desligamento por uma questão de segurança e garantia da integridade dos profissionais que trabalham na retirada da árvore. Serão desligados três transformadores e aproximadamente 400 clientes serão afetados pela falta de abastecimento. O serviço deve se estender ao menos até o meio-dia. Assim que concluída a retirada da vegetação e liberado pelo corpo de bombeiros, o abastecimento será retomado pela companhia.
Notícias relacionadas

Venâncio Aires terá quatro representantes na Hannover Messe 2025
Evento é a maior feira internacional de tecnologia industrial, tendências e inovações dos setores industriais e de manufatura avançada

Conselho Escolar manifesta preocupação com nova portaria da Seduc e seus impactos na qualidade da educação; entenda
Medida deve entrar em vigor ainda em 2025

Papa Francisco deixa o hospital após quase 40 dias internado
Recuperação deve seguir com fisioterapia e acompanhamento médico

Sindilojas-VRP celebra 62 anos neste domingo
Entidade que é referência para o comércio em oito municípios da região é reconhecida por sua atuação junto ao desenvolvimento do setor e da inovação