Esportes

Jovens santa-cruzenses celebram troca de faixa no Projeto Educacional de Judô da Ajusc

Publicado em: 11 de dezembro de 2024 às 20:02
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Emily Lara/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Cerimônia ocorreu na noite desta quarta-feira na Unisc

    Na noite desta quarta-feira (11), ocorreu a cerimônia de troca de faixa das crianças e adolescentes do Projeto Educacional de Judô, uma parceria da Associação de Judô de Santa Cruz (Ajusc) e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O evento celebrou o crescimento e as conquistas dos jovens atletas.

    De acordo com o presidente da Ajusc, Geremias Marques, o projeto social leva educação através do esporte, dando oportunidades para jovens que estão em situação de vulnerabilidade social ou que tenham alguma dificuldade em sua vida. “O esporte como ferramenta de inclusão. A única forma de conseguir mudar a realidade das pessoas é através da educação e nada melhor que o esporte ser a ferramenta de transformação”, afirmou.

    Conforme Marques, através da parceria com a Unisc, os jovens encontram também um caminho para o mercado de trabalho e até uma graduação superior. “Nós buscamos as crianças através do esporte para dentro do judô, que é um esporte que preza muito por disciplina, educação e respeito, e com isso, ao passar do tempo, eles têm um caminho para chegar a universidade tanto com um curso técnico quando uma graduação”, disse.

    A associação proporciona bolsas gratuitas para jovens inscritos no Cad Único. Além disso, nos meses de janeiro e fevereiro abre as portas da instituição para todos os alunos da rede pública de ensino que queiram realizar aulas de judô.

    O projeto social da Ajusc completará 25 anos de existência no próximo ano, transformando vidas e oferecendo oportunidades às crianças em situação de risco, abandono e sem perspectivas de futuro. Atualmente, estão presentes em nove polos localizados estrategicamente em áreas de maior vulnerabilidade no município, atendendo gratuitamente mais de 500 jovens.