Votação na Subseção de Santa Cruz do Sul ocorre no dia 22 de novembro e chapa única representa união dos advogados
O próximo dia 22 de novembro será de votação em Santa Cruz do Sul. É quando acontece a eleição da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município, e que tem chapa única concorrendo, para a reeleição da Manuela Braga.
A entidade de classe com sede em Santa Cruz do Sul abrange oito municípios da região, com cerca de 1.750 advogados inscritos. Para quem desconhece o papel da OAB, Manuela explica que proteger a advocacia, essencial à administração à justiça, é a premissa da entidade, que também se dedica a defender a cidadania. “Por isso muitas vezes a OAB está aí, intervindo em defesa da cidadania, um papel social que vai além da defesa da classe”, frisou.
Manuela integra a Subseção da OAB desde 2013, como conselheira, ano em que também foi criada a Comissão da Mulher Advogada, que presidiu até 2021. Depois passou a integrar a diretoria até chegar à presidência, num mandato de três anos, que pode ser renovado com a eleição deste mês.
Para isso, os advogados em dia com a anuidade devem participar do pleito, votando “sim” ou “não” na chapa única, “Unidos somos fortes”. Junto da eleição local, os advogados devem votar na seccional do Estado e ajudar a escolher quem será o presidente da OAB Rio Grande do Sul. O apoio local vai para a reeleição de Leonardo Lamachia.
Projetos
Para o segundo mandato, Manuela expôs no programa Direto ao Ponto, da Arauto News, algumas propostas. A interiorização da Escola Superior da Advocacia para promover a qualificação profissional dos advogados e da Caixa de Assistência dos Advogados; rede de apoio às mulheres advogadas (gestantes, com crianças pequenas); projeto Bem-vindos com orientação à jovem advocacia; clube do livro para intensificar qualificação; café com a diretoria para ampliar acesso aos associados; reativar o projeto OAB vai à escola; projeto Cuidando de quem cuida: um olhar para a saúde mental; criação de e-book para evidenciar talentos da advocacia local são exemplos compartilhados pela presidente.
Hoje, a atuação da OAB é abrangente, Manuela explica que em cada subseção existem comissões que trabalham em diferentes temáticas, e em Santa Cruz são 32 comissões formadas, como mulher, direito do trabalho, família, jovem advocacia e muitas mais, com apoio da diretoria. Também há o conselho de ética, que fiscaliza condutas dos profissionais.
Completam a diretoria na chapa única, encabeçada por Manuela Braga: Cassio Arend (vice-presidente), Elemar Ramos Jr (tesouroreiro), Vanessa Menchen (secretária geral) e Fernanda Brandt (secretária adjunta).
Notícias relacionadas
Ministério das Mulheres lança guia sobre prevenção a feminicídios
Objetivo é prevenir todas as formas de violência de gênero, discriminação e misoginia contra mulheres, por meio de ações governamentais
Excelsior Alimentos celebra 2024 com espírito de pertencimento
Um dos momentos mais especiais foi a oportunidade dos filhos dos colaboradores vestirem mini uniformes, idênticos aos de seus pais
Praça da Cidadania: Projeto ocorrerá na Praça Getúlio Vargas no domingo
A programação iniciará às 17 horas, com a abertura oficial e apresentações artísticas com temática natalina
Aprendizes do Instituto Crescer Legal apresentam seus projetos finais
Depois das apresentações, jovens estão na expectativa pela cerimônia de certificação que acontece no dia 12 de dezembro, em Santa Cruz do Sul