São medidas para reduzir risco de disseminação de doenças no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou as regras de vigilância epidemiológica em portos e aeroportos brasileiros. Na prática, a norma, aprovada pela diretoria colegiada esta semana, trata de medidas para reduzir o risco de entrada e disseminação de doenças no país, por viajantes e mercadorias.
Em nota, a Anvisa destacou que tais medidas devem ser adotadas por administradores de portos e aeroportos brasileiros e também por companhias de transporte aéreo e marítimo que atuam nessas localidades. A previsão da agência é que as regras sejam publicadas ao longo dos próximos dias.
“Recentemente, algumas situações necessitaram de medidas de rígido controle e vigilância epidemiológica. Como exemplos, podemos citar os casos importados de sarampo e a emergência em saúde pública de importância internacional (ESPII) da nova variante do vírus causador da mpox na África.”
Mudanças
Entre as mudanças anunciadas está a exigência de planos de contingência pelos administradores de portos e aeroportos. “Agora, esses planos devem ser testados anualmente, em pontos de entrada estratégicos”.
A agência informou ainda ter simplificado atividades de detecção, resposta inicial e avaliação de riscos para viajantes com condições clínicas que não representem riscos para a saúde pública. “O objetivo, nesse caso, é destravar operações que antes aguardavam liberação da Anvisa”.
A nova norma também revoga a centralização de emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) na Anvisa. O documento serve como comprovante de imunização para uma série de doenças e, atualmente, é emitido pelo Meu SUS Digital.
Notícias relacionadas
Horóscopo: estamos começando esta semana com muita energia
Os bons resultados serão garantidos, desde que não deixe nada para trás. Aproveite o momento também para expressar o que vai no seu coração e mantenha-se aberto para novidades que podem surgir.
O Tempo Certo
Não adianta querer apressar o curso natural das coisas. Tudo chega na hora exata, dentro do tempo que lhe foi destinado. Mas nós, humanos, somos impacientes. Queremos que o futuro nos alcance antes mesmo de estarmos prontos, e nessa pressa,…
A eleição americana
Ganhar a eleição fazendo menos votos dá certa razão àquele conhecido político que declarou que a democracia é relativa
Por Moacir Leopoldo Haeser
Últimas vigas começam a ser colocadas no Viaduto do Arroio Grande
As peças servem para sustentar as lajes que comporão a pista sobre as quais os veículos irão se deslocar