O projeto A Magia do circo nos bairros terá mais duas edições, no dia 31 de agosto, no bairro Aliança, e em setembro, no bairro Várzea.
A tarde de sábado (10) foi de muita risada e diversão na praça do Loteamento Beckenkamp. O local sediou a primeira de três apresentações do espetáculo Xebebéu, dentro do projeto A Magia do circo nos bairros. Um lonão de circo foi montado para acolher o evento.
A peça foi encenada pela Companhia de Tchêatro Xebebéu. Fundada em 2008 por Demétrius Benvenuto de Almeida, o palhaço Xebebéu, em Camaquã, a trupe conta ainda com as atrizes Bianca Quincoses dos Santos e Bruna Santos Almeida e o ator, sonoplasta e iluminador Paulo Fernandes. Demétrius é a quarta geração da família no ramo do circo-teatro.
Em uma apresentação interativa e com grande participação do público, a encenação aproveita-se do antagonismo natural entre o gato e o rato, personagens interpretados respectivamente por Xebebéu e Bianca, para discutir e promover a aceitação das diferenças e o convívio harmônico e pacífico entre as pessoas. O evento também teve a participação do grupo local Sintonia Teatral, recepcionando o público.
O secretário de Cultura, Dinho Barbosa, destacou a relevância da iniciativa, levando ações culturais, com apresentações de qualidade, aos bairros da cidade. “Provavelmente hoje tivemos no espetáculo crianças que pela primeira vez estiveram sob a lona de um circo.” De acordo com Barbosa, atividades como a proposta buscam democratizar o acesso à cultura no município. “Acredito que a cultura transforma, educa e faz com que as pessoas fiquem mais próximas”, declarou.
Moradora do loteamento, a safrista Araci Pruenes levou os quatro netos – Davi, Alice, Manuela e Sofia – para assistir o espetáculo. A avó tomou conhecimento da apresentação ao participar das reuniões da associação do bairro. Conforme Araci, a iniciativa foi muito boa. “Trouxe alegria às crianças. Anos atrás, não tínhamos nada por aqui. Agora tivemos o circo e já temos praça com brinquedos”, avaliou.
A moradora Suelen Stumm da Silva e o filho Gustavo, 9 anos, também saíram bastante empolgados do evento. “Foi bem legal para entreter as crianças um pouco. Foi a primeira vez que o Gustavo assistiu a um teatro”, contou. E o garoto guardará boas lembranças da experiência. Ele foi uma das setes crianças chamadas ao palco para participar da encenação, como um dos sete anões da Branca de Neve. “Eu adorei, foi muito divertido”, comentou.
O projeto A Magia do circo nos bairros terá mais duas edições, no dia 31 de agosto, no bairro Aliança, e em setembro, no bairro Várzea. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura com apoio da Skené Projetos Culturais.
Notícias relacionadas
Política Nacional Aldir Blanc distribuiu quase R$ 1 milhão em Santa Cruz
Das 192 inscrições recebidas para obter recursos federais, 170 foram protocoladas
Desfile da Christkindfest leva mundo encantado do Natal a Rua Marechal Floriano
Espetáculo ocorreu na noite desta quarta-feira e contou com oito carros alegóricos e 370 figurantes
Venâncio Aires formaliza repasses de recursos para projetos contemplados na Lei Aldir Blanc
Foram 20 beneficiados entre 38 inscritos no processo
Prefeitura de Santa Cruz repassa R$ 400 mil para o Carnaval Santafolia 2025
Os recursos serão divididos entre a Associação de Entidades Carnavalescas e as cinco escolas de samba participantes