Doações haviam sido paralisadas há quase um ano
A coleta de sangue no Banco Hemovida, vinculado ao Hospital Santa Cruz (HSC), em Santa Cruz do Sul, será retomada a partir de maio. O serviço está suspenso desde junho do ano passado, após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024.
Conforme a instituição, os danos causados pelo mau tempo afetaram a logística de envio das amostras, etapa essencial para a liberação das bolsas de sangue. Desde então, a região vinha sendo abastecida com o estoque da unidade matriz, em Novo Hamburgo.
Atualmente, não há ponto de coleta em funcionamento no município. A situação gerou mobilização entre lideranças políticas. Em sessão da Câmara de Vereadores, a presidente do Legislativo, Nicole Weber (Podemos), lamentou a falta de um local para doação em Santa Cruz, o que obriga os moradores a se deslocarem até Venâncio Aires — a cidade mais próxima com banco de sangue. Segundo ela, diversas reclamações têm sido recebidas desde o início do ano.
As coletas ocorrerão quinzenalmente. Os interessados em doar devem comparecer com documento de identificação com foto, estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar, no mínimo, 50 quilos. O banco de sangue também recomenda que os doadores façam um lanche leve antes da doação e evitem o consumo de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3056-2103.
Notícias relacionadas

Caso importado de sarampo no Rio Grande do Sul é alerta para a necessidade da vacinação
Paciente é morador da Capital, que retornou de viagem dos Estados Unidos, e não possui comprovação vacinal

Representantes da Corsan e vice-prefeito vistoriam obras de expansão da rede de esgoto
O grupo percorreu as ruas dos bairros Santo Inácio e Verena

Crianças de projeto social recebem prefeito com música e dança em Rio Pardinho
No local, 60 crianças e adolescentes da localidade são atendidas de segunda a quarta-feira, no turno inverso ao da escola

Associação dos Moradores do Bairro Esmeralda de Santa Cruz promove galeto solidário
Ação é em prol de Melissa da Rosa Oliveira de Assis, que foi diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda tipo B