Com custo mensal de R$ 578 mil bancado pelo município, unidade aguarda aval da pasta para garantir continuidade
A situação da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Central de Santa Cruz do Sul segue indefinida, sem habilitação do Ministério da Saúde. Em contato com a reportagem da Arauto News 89,9 FM, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, explicou que o município já respondeu a uma solicitação da pasta federal e aguarda um parecer oficial. “Nós recebemos agora nessa gestão a UPA que, na verdade, já não existe na prática, nós não temos habilitação perante o Ministério da Saúde”, afirmou.
A unidade, que iniciou atendimento em setembro do ano passado, funciona no prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Clementina Martini. O principal problema é a falta de habilitação, o que impede o repasse de recursos federais, gerando um custo mensal de R$ 578 mil aos cofres municipais. Com a habilitação, a União poderia contribuir com R$ 330 mil, reduzindo o impacto financeiro ao município. “Corre-se o risco de que não tenha a aprovação, o que pode significar não se ter condições de dar sequência às atividades”, alertou Rabuske, mencionando que já foram feitos pedidos de habilitação.
Após a última solicitação feita, o município aguarda o retorno da análise para definir os próximos passos. “A gestão está sim preocupada com esse tema, é motivo de trabalho diuturnamente, mas agora nós aguardamos o aval ou não do Ministério da Saúde para tomar a providência necessária”, concluiu Rabuske.
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