Companhia afirmou que análises não apontam alterações nos padrões de qualidade e reforçou rigor no tratamento
A Corsan se manifestou nessa segunda-feira (10) sobre a recente mortandade de peixes no Lago Telmo Kirst, em Santa Cruz. A companhia realizou análises na água captada para tratamento no local e assegurou que não há alterações nos padrões de qualidade. Segundo a Corsan, todas as amostras coletadas e examinadas estão dentro dos parâmetros exigidos, garantindo que a água distribuída à população permanece segura para o consumo. A mortandade de peixes foi notada por populares no último fim de semana.
A estatal reforçou que o processo de tratamento é rigoroso e inclui mais de 500 testes diários em laboratórios especializados. “A água captada em rios, lagos ou barragens passa por diversos procedimentos de purificação e controle de qualidade antes de ser distribuída. Somente após essa série de verificações, a água tratada segue das Estações de Tratamento (ETAs) para os reservatórios e, então, chega às torneiras dos consumidores”, diz o texto.
Além disso, a Corsan informou que as amostras também são analisadas pelo Laboratório Central de Águas, em Porto Alegre, que atende os 317 municípios gaúchos abastecidos pela companhia. No laboratório, cerca de 100 parâmetros são monitorados conforme as portarias de potabilidade do Ministério da Saúde e de controle de agrotóxicos da Secretaria Estadual de Saúde. A companhia assegurou que mantém o monitoramento contínuo para garantir a segurança e qualidade da água fornecida.
Notícias relacionadas

Venâncio Aires apresenta demandas não contempladas no projeto da concessão da RSC-453; confira
Na próxima quarta-feira, está agendada uma audiência pública na Câmara de Vereadores

Rio Pardo abre processo seletivo para motorista de veículo pesado e operador de máquina
As inscrições iniciam na segunda-feira

Governo federal anuncia entrega de novas ambulâncias para municípios da região
Na região, quatro cidades serão contempladas; confira quais

Santa Cruz é quinto município com mais casos de dengue no estado
Bairros com maior número de confirmações são Centro, Arroio Grande, Dona Carlota, Faxinal e Santa Vitória