Aviso inclui Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Peru
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu alerta epidemiológico sobre o risco elevado de surtos de dengue tipo 3 nas Américas. De acordo com a entidade, a circulação do sorotipo já foi registrada em diversos países do continente – incluindo Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Peru. “A Opas pede aos países que reforcem sua vigilância, o diagnóstico precoce e a gestão clínica para que possam enfrentar um potencial aumento de casos de dengue”, destacou a organização, em nota. O comunicado cita ainda que a Argentina chegou a registrar alguns casos de dengue tipo 3 em 2024.
O vírus da dengue conta, ao todo, com quatro sorotipos distintos, sendo que a imunidade contra um sorotipo oferece proteção vitalícia apenas contra esse sorotipo específico. “O que significa que infecções subsequentes com outros sorotipos podem aumentar o risco de formas graves da doença. […] O aparecimento ou o aumento da circulação de um sorotipo que antes não era predominante em uma região pode levar a um aumento de casos de dengue, devido à maior suscetibilidade da população”, alertou a Opas. No Brasil, o sorotipo 3 não circula de forma predominante desde 2008.
Ainda de acordo com a entidade, o sorotipo 3 vem sendo associado a formas graves da doença, mesmo em infecções primárias (quando o paciente não possui histórico de infecções por outros sorotipos da dengue). “O cenário levanta preocupações sobre o potencial impacto do sorotipo 3 na saúde pública. […] O ressurgimento do sorotipo 3, após um período de ausência prolongada em determinadas áreas das Américas, aumenta a vulnerabilidade de populações que não foram previamente expostas a ele”, concluiu a Opas.
Em 2024, as Américas reportaram mais de 13 milhões de casos de dengue, sendo 22.684 classificados como quadros de dengue grave (0,17%), além de 8.186 mortes associadas à doença. Nas primeiras semanas de 2025, 23 países e territórios das Américas contabilizam 238.659 casos de dengue, a maioria concentrada no Brasil (87%). Em seguida estão Colômbia (5,6%), Nicarágua (2,5%), Peru (2,5%) e México (2,5%). Do total de casos, 263 foram classificados como dengue grave, além de 23 mortes confirmadas.
Notícias relacionadas

Servidores municipais de Santa Cruz realizam assembleia para avaliar contraproposta da Prefeitura
Ato ocorre durante esta sexta-feira, na Praça da Bandeira

Ação do Viva o Taquari-Antes Vivo ocorre neste sábado em Venâncio Aires
Na Capital do Chimarrão, o evento inicia a partir das 7h30min

Lago Dourado do lado de lá da ponte, Lago Prateado para cá
Na época, um estudo técnico foi feito, a barragem ganhou desenho, ficaria localizada acima da Cascata do Franke (hoje chamada Cantinho Colonial), ponto que poderia reservar bastante água

Bênçãos sem fim
Acima de toda aflição, acima de cada luta que atravessa o nosso caminho, há um Deus que tudo vê. Um Deus que sonda, que cuida, que conhece cada detalhe da tua história. E no tempo certo, Ele trará o livramento.…