Certificação reflete o compromisso e dedicação de muitas mãos
Após os avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e no Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS), a Educação de Sinimbu conquistou selo ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), uma iniciativa do Ministério da Educação – MEC que reconhece o trabalho exemplar das Secretarias Municipais de Educação no compromisso e execução das ações voltadas à alfabetização.
O Compromisso é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O intuito é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional da Educação.
Instituído pelo Decreto Presidencial nº 12.191, de 20 de setembro de 2024, o selo tem como objetivo consolidar a cultura de excelência na alfabetização, assegurando que as crianças de todo o Brasil tenha acesso à educação de qualidade.
A inscrição para concorrer ao Selo Alfabetização, foi regulamentada pelo Edital nº 10, de 26 de setembro de 2024 do MEC, em que a Articuladora Municipal do Programa, Daiane Inês Rech, documentou a comprovação de 20 critérios (5 pontos para cada), agrupadas em ações de integração com o território estadual, institucionalização e implementação da Política de Alfabetização, formação de docentes e gestores, distribuição de materiais didáticos complementares, recomposição das aprendizagens, incentivo a práticas de leitura dentre outras ações.
A articuladora Daiane, também integrante da equipe pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, ressaltou a importância dessa certificação para o município, que reflete o compromisso e dedicação de muitas mãos. “Estamos muito felizes em saber que as ações propostas pela secretaria têm dado visibilidade à alfabetização. A educação é um processo complexo e inacabado, que precisa ser planejado e articulado com muita seriedade, sendo assim, ficamos realizados em ver que o nosso trabalho tem sido reconhecido. É gratificante saber que estamos proporcionando o melhor para os estudantes sinimbuenses”.
A Secretária de Educação, Anita Ana Weigel Brandenburg ainda destaca que “essa vitória é de todos nós! Parabenizo as escolas, gestores, professores e demais profissionais da educação pelo empenho e dedicação. Somos ouro porque acreditamos na força da educação para transformar vidas”.
Notícias relacionadas
Há mais de 10 anos, a Viva é referência na gestão de condomínios
Empresa santa-cruzense atende a mais de três mil unidades habitacionais tendo a presença e relação de proximidade como sua marca
Inspeção de saúde para jovens de 2006 será em fevereiro
Quanto ao alistamento dos jovens nascidos em 2007, o período segue até o dia 30 de junho
Agência FGTAS/Sine de Santa Cruz do Sul atenderá em novo endereço
Serviço organiza últimos detalhes burocráticos para assinar contrato de locação
Abastecimento de água deve ser normalizado neste sábado em Venâncio Aires
Três bairros tiveram problemas em decorrência do rompimento de uma rede