Esportes

Seleção brasileira feminina de futebol busca ouro inédito nas Olimpíadas

Publicado em: 10 de agosto de 2024 às 11:14
  • Fonte
    CBF
  • SELEÇÃO FEMININA BUSCA OURO INÉDITO | RAFAEL RIBEIRO/CBF
    compartilhe essa matéria

    Decisão do título olímpico será contra os Estados Unidos, às 12 horas (de Brasília), no Parque dos Príncipes, em Paris

    O futebol feminino brasileiro tem hoje a chance de realizar sua maior façanha: ganhar a inédita medalha de ouro olímpica. O jogo contra os Estados Unidos, às 12 horas (de Brasília), no Parque dos Príncipes, em Paris, pode reescrever a história da modalidade no Brasil – há quatro décadas em busca do protagonismo mundial.

    Comandada pelo técnico Arthur Elias, líder de um grupo que reúne jogadoras jovens e talentosas e outras experientes de currículo vencedor, cuja maior referência é Marta, a Seleção Brasileira fez a crítica internacional se render à qualidade do futebol apresentado notadamente nas duas partidas de mata-mata, contra a França e a Espanha.

    Vibrantes

    Nesses jogos, o Brasil encantou pela qualidade técnica, organização tática e a vibração das atletas. Em Nantes, pelas quartas de final, num estádio lotado que embalava os franceses ao som da Marselhesa, as anfitriãs foram batidas por 1 a 0, na primeira vitória da Seleção Brasileira na história do confronto. O gol de Gabi Portilho surgiu numa arrancada veloz da atacante entre duas defensoras adversárias.

    Depois, na semifinal, foi a vez da atual campeã mundial, a Espanha, se deparar com uma Seleção Brasileira aplicada e que se agigantou em Marselha. Diante das atuais campeãs mundiais, as jogadoras do Brasil deram uma aula de futebol. Venceram por 4 a 2, com sobras, deixando estateladas as espanholas.

    Gabi Portilho, Adriana e Kerolin marcaram para a equipe, que teve ainda a seu favor um gol contra que só foi possível graças a presença de Priscila na área da Espanha.

    A Seleção Brasileira já tinha disputado duas vezes uma final olímpica: em 2004 e 2008. Em ambas as vezes também contra os Estados Unidos. Ficou com a medalha de prata, embora tenha feito jogos equilibrados e com várias chances de gol. Nessas duas edições, respectivamente em Atenas e Pequim, a Seleção contou com a presença de Marta, que completa neste sábado a sua sexta olimpíada.

    Leia também