Decisão do título olímpico será contra os Estados Unidos, às 12 horas (de Brasília), no Parque dos Príncipes, em Paris
O futebol feminino brasileiro tem hoje a chance de realizar sua maior façanha: ganhar a inédita medalha de ouro olímpica. O jogo contra os Estados Unidos, às 12 horas (de Brasília), no Parque dos Príncipes, em Paris, pode reescrever a história da modalidade no Brasil – há quatro décadas em busca do protagonismo mundial.
Comandada pelo técnico Arthur Elias, líder de um grupo que reúne jogadoras jovens e talentosas e outras experientes de currículo vencedor, cuja maior referência é Marta, a Seleção Brasileira fez a crítica internacional se render à qualidade do futebol apresentado notadamente nas duas partidas de mata-mata, contra a França e a Espanha.
Vibrantes
Nesses jogos, o Brasil encantou pela qualidade técnica, organização tática e a vibração das atletas. Em Nantes, pelas quartas de final, num estádio lotado que embalava os franceses ao som da Marselhesa, as anfitriãs foram batidas por 1 a 0, na primeira vitória da Seleção Brasileira na história do confronto. O gol de Gabi Portilho surgiu numa arrancada veloz da atacante entre duas defensoras adversárias.
Depois, na semifinal, foi a vez da atual campeã mundial, a Espanha, se deparar com uma Seleção Brasileira aplicada e que se agigantou em Marselha. Diante das atuais campeãs mundiais, as jogadoras do Brasil deram uma aula de futebol. Venceram por 4 a 2, com sobras, deixando estateladas as espanholas.
Gabi Portilho, Adriana e Kerolin marcaram para a equipe, que teve ainda a seu favor um gol contra que só foi possível graças a presença de Priscila na área da Espanha.
A Seleção Brasileira já tinha disputado duas vezes uma final olímpica: em 2004 e 2008. Em ambas as vezes também contra os Estados Unidos. Ficou com a medalha de prata, embora tenha feito jogos equilibrados e com várias chances de gol. Nessas duas edições, respectivamente em Atenas e Pequim, a Seleção contou com a presença de Marta, que completa neste sábado a sua sexta olimpíada.
Leia também
- Dupla feminina do Brasil é ouro no vôlei de praia em Paris
- Alison dos Santos é bronze nos 400m com barreiras nas Olimpíadas
- Isaquias Queiroz conquista prata na canoagem velocidade
- Augusto Akio é bronze para o Brasil no Skate Park
- Brasil vence a Espanha e vai disputar o ouro com os Estados Unidos
- Pelo surfe, mais duas medalhas para o Brasil nas Olimpíadas
- Rebeca Andrade conquista o ouro no solo
- Beatriz Souza vence israelense e conquista medalha de ouro no judô
- Brasil conquista o bronze por equipes na ginástica nas Olimpíadas 2024
Notícias relacionadas
Nadas Branco vence e é campeão da Taça Farroupilha Central
Equipe de Rio Pardo enfrentou o Santa Cruz, na noite dessa quinta-feira
Biblioteca Pública oferece aulas de xadrez para crianças e adultos
Aulas gratuitas serão às terças-feiras pela manhã (das 9h às 10h) e à tarde (das 14h às 15h), no Espaço Coworking Cultural
Juventude perde e está fora da Copa do Brasil
Além do Corinthians, avançou para as semifinais da Copa do Brasil nesta quarta o Vasco, que garantiu a classificação nos pênaltis por 5 a 4
Em jogo atrasado, Inter vence o Fortaleza no Beira-Rio
Alan Patrick e Gustavo Prado marcaram para o Colorado, e Titi descontou para os visitantes