Geral

Mais três casos de dengue são confirmados em Santa Cruz

Publicado em: 10 de maio de 2019 às 19:05 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 11:17
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: EBC/ Divulgação
    compartilhe essa matéria

    A Secretaria de Saúde ainda aguarda pela conclusão de dois outros exames realizados

    A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) informou que nesta sexta-feira (10) mais três casos de dengue em Santa Cruz do Sul foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Com esses, já somam quatro resultados positivos para a doença, três deles autóctones, ou seja, contraídos dentro do Município. As vítimas são, uma mulher, moradora do Bairro Santo Inácio, um menino de 7 anos que esteve internado e sua irmã de 14 anos, ambos moradores do bairro Arroio Grande. Todos já estão em casa e passam bem. Os outros casos são o de um homem, de 47 anos, o primeiro confirmado, morador do Centro.

    De acordo com a Secretaria da Saúde de Santa Cruz são nove casos notificados. Dos oito casos suspeitos (coletados para o Lacen), quatro deram positivo, dois foram descartados e dois aguardam pelos resultados. O primeiro caso foi notificado por laboratório particular e ainda não está sendo contabilizado pelo Município.

    Ainda hoje (10), os trabalhos de combate ao Aeds Aegypti foram suspensos em virtude das chuvas. Nesta segunda-feira, 13, a força-tarefa será retomada. Até o presente momento, as ações empreendidas no período de 7 a 9 de maio, alcançaram 90 por cento de cobertura nos Bairros Santa Inácio e Universitário, 60 por cento de cobertura no Centro da cidade e 50 por cento de cobertura no Bairro Arroio Grande.

    Estão atuando na operação 50 agentes comunitários de saúde e de endemias. Nos Bairros Universitário e Santo Inácio 12 terrenos baldios já foram pulverizados com inseticida. Na próxima semana, novas ações estão previstas nessa ofensiva de combate ao mosquito, dentre elas a reedição de um decreto de emergência emitido em fevereiro de 2016 pelo prefeito Telmo Kirst. À época foram determinadas providências administrativas como o ingresso forçado em imóveis públicos e particulares, visando o controle do inseto.

    No início da semana, mais precisamente na terça-feira, o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, deverá encontrar-se com o comandante do 7º BIB, coronel Christian Augusto dos Santos Cravo para discutir estratégias conjuntas de enfrentamento do problema. Mutirões de limpeza serão realizados em diversos bairros.

    A orientação agora é para que a população não apenas continue tomando todos os cuidados necessários, mas para que redobre a atenção e não permita o acúmulo de água parada, a fim de evitar a proliferação do mosquito. Também aquelas pessoas que tiverem condições de aplicar inseticida em seus terrenos, pedimos que o façam. A confirmação de três casos da doença contraída dentro do Município é a prova de que o vírus já está circulando na cidade e uma epidemia não pode ser descartada. "O estado agora é de alerta", ressaltou o secretário de Saúde Régis de Oliveira Júnior.