Solenidade será realizada no Chimarródromo e contará com o tradicional brinde coletivo com chimarrão
A 17ª edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) será oficialmente aberta no dia 1º de maio, no Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires. O ato solene marcará o início de uma das maiores festas do interior do Rio Grande do Sul, celebrando a cultura, a economia, a tradição gaúcha e, principalmente, o reencontro da comunidade com um evento que é símbolo de identidade e orgulho regional.
A cerimônia de abertura está marcada para às 15h, com a presença do prefeito Jarbas da Rosa, da vice-prefeita Izaura Landim, da Comissão Organizadora, de autoridades locais, estaduais e federais, representantes de entidades, patrocinadores, expositores, imprensa e as soberanas da Fenachim, a rainha Marina Severo Jantsch e as princesas Larissa Almeida Maciel e Ana Flávia Dornelles de Ávila. A solenidade será realizada no Chimarródromo e contará com manifestações oficiais e o tradicional brinde coletivo com chimarrão. Logo após, apresentação do Clube Orquestra de Venâncio.
Após o cancelamento do evento em 2024, por razão da forte enchente, a realização da 17ª Fenachim em 2025 tem um significado ainda mais profundo. A retomada da festa representa não apenas a superação das dificuldades, mas também a valorização da resiliência e da união da comunidade venâncio-airense. “A abertura da Fenachim será um momento histórico. Depois de tudo que vivemos, reencontrar a comunidade, abrir oficialmente os portões do parque e dar início a essa grande festa é uma conquista coletiva. É o reflexo da força de um povo que acredita no trabalho, na cultura e no futuro”, afirma o prefeito Jarbas da Rosa.
A programação da Fenachim se estenderá até o dia 11 de maio, com uma intensa agenda de atividades: shows nacionais, regionais e locais, concursos, apresentações artísticas, gastronomia típica, parque de diversões, pavilhões de exposição comercial, competições esportivas, além das tradicionais áreas voltadas à agroindústria e artesanato.
A expectativa da organização é superar os números da última edição realizada em 2022. A entrada ao parque será gratuita em diversos momentos da programação. Mais informações sobre horários, atrações e funcionamento do parque estão disponíveis no site oficial: www.fenachim.com.
Programação do dia 1º de maio, quinta-feira:
Entrada até 14h grátis, após R$ 20
Exposições: 10h às 22h
- 10h – Encontro Escoteiros Arés
- 10h – Copa Fenachim Futebol de Base – Campo Assive
- 14h – Banda Alphorria (Palco Gastronômico)
- 14h30min – Rogério Magrão e Banda (Lonão Gazapina)
- 15h – Abertura Oficial (Chimarródromo)
- 15h30min – Clube Orquestra de Venâncio (Chimarródromo)
- 17h às 19h – Banda Stúdio (Lonão Gazapina)
- 17h – Sexteto Tempero Brasil (Palco Gastronômico)
- 17h30min – Marcos e Jerry Clássicos Sertanejos (Chimarródromo)
- 19h – The Boys (Palco Gastronômico)
- 19h30min às 21h – Banda Presença (Lonão Gazapina)
- 21h30min às 23h – Banda Eletro Radio (Lonão Gazapina)
Notícias relacionadas

CTG Erva-Mate promove Rodeio Crioulo durante a 17ª Fenachim
Serão mais de 300 laçadores, 80 quartetos e, em torno de 300 duplas, participando das provas campeiras

Tributo a Belchior marca oito anos de sua morte em Santa Cruz do Sul
Programação ainda terá lançamento de livro sobre a história do músico

Tinga vai palestrar na abertura da Semana do Empreendedor de Santa Cruz
Evento ocorre entre 6 e 8 de maio

Academia de Letras de Santa Cruz promove ação de incentivo à leitura no Dia Mundial do Livro
A iniciativa consiste na distribuição gratuita de obras literárias em diversos pontos da cidade