Geral

Dia da Mulher é celebrado com ações de saúde, bem-estar e conscientização em Venâncio Aires

Publicado em: 10 de março de 2025 às 15:31
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Programação contou com brechó solidário, feiras de Artesanato e de animais, recolhimento de lixo eletrônico, entre outras atividades

    Manhã de sábado de muito sol e calor, aliada a uma programação variada, levou muitas pessoas à Travessa São Sebastião Mártir para comemorar o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Conforme a presidente do Comdim – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, entidade que promoveu o evento, Karina Gassen Bittencourt, a ação é considerada sucesso ao envolver a comunidade nas atividades e sobretudo por chamar a atenção para a data. “A participação foi excelente e as participantes expressaram satisfação com as ações que, além de promoverem o cuidado físico, também fortaleceram emocionalmente. Acreditamos que eventos como esse têm um impacto significativo na vida das mulheres. A parceria com a Prefeitura e entidades da sociedade civil organizada foi fundamental para ampliar o alcance e envolver ainda mais a comunidade”, avalia Karina.

    A programação especial teve ações na área da saúde, bem estar, artesanato, meio-ambiente e informativas. Diversos exames de prevenção, através da Secretaria de Saúde, além da feira de adoção pet que encontrou tutores a 12 cachorros, e recolhimento de 1.960 quilos de lixo eletrônico e 432 quilos de vidros pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem Estar Animal. Ainda a ONG Resgautados promoveu brechó solidário, teve ainda Feira do Artesanato, campanhas de conscientização do trânsito e contra a dengue, informações sobre saúde renal promovida pela Cuidare Clínica de Diálise, tendo em vista o Dia Mundial do Rim (13 de março). Maquiagem e dicas de beleza com consultoras Mary Kay e ainda aula de alongamento com a educadora física Eliane Turcatto.

    Para a vice-prefeita, Izaura Landim, presente na programação e também integrante do Comdim, o evento foi uma forma de mobilizar a comunidade para refletir sobre a data. “ Há muito a feito ainda. A desigualdade de gêneros persiste em muitas áreas, incluindo o acesso a cargos mais importante na iniciativa privada e pública, mas somos resistentes e resilientes, sabemos da nossa capacidade de organização e mobilização e continuamos na caminhada por mais reconhecimento”, destaca Izaura.

    Seguiremos firmes em nosso compromisso de fortalecer a defesa dos direitos das mulheres, ampliando o alcance de nosso trabalho e garantindo que cada vez mais mulheres tenham acesso a informações, serviços e espaços de diálogo”, finaliza a presidente do Comdim, ao agradecer as integrantes do conselho pelo engajamento da realização do evento. Segundo ela, o grupo está organizando uma série de ações ao longo do ano, com objetivo de levar atividades às comunidades do interior, escolas e bairros, ampliando o alcance do trabalho e garantindo que mais mulheres e a comunidade, tenham acesso a informações, serviços e espaços de diálogo.