Objetivo da legislação é arrecadar e disponibilizar cabelos à instituições que atendam pessoas com câncer
Ingressou, na pauta da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul desta semana, um projeto de lei do vereador Rodrigo Rabuske (Partido Liberal) que busca a criação do Banco Municipal de Doação de Cabelos. O objetivo da legislação é arrecadar e disponibilizar cabelos para doação à instituições que atendam pessoas com câncer.
De acordo com o parlamentar, para muitas pessoas, especialmente mulheres e crianças, a perda do cabelo é um dos aspectos mais difíceis de lidar durante a doença, pois mexe diretamente com a identidade e a imagem pessoal. Por isso, a proposta surge para oferecer apoio prático e emocional aos pacientes em tratamento.
Além disso, segundo Rabuske, instituições de saúde que atendem pacientes com câncer frequentemente relatam dificuldades para acessar perucas de qualidade, devido ao alto custo ou à escassez de materiais. Este projeto visa também preencher essa lacuna, garantindo que os pacientes tenham acesso a perucas de forma gratuita e digna
Segundo o documento, este banco será responsável por receber, armazenar e catalogar cabelos doados pela população. A administração dele ficará a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com entidades e organizações da sociedade civil que atuam no atendimento, combate ao câncer e apoio aos pacientes.
Notícias relacionadas
Marcelo Moraes destinará R$ 22 milhões em 2025 para Santa Cruz
Deputado federal deu detalhes da distribuição do valor em entrevista à Arauto News
Mudança no horário do Legislativo de Santa Cruz depende da presença do público
Decisão será tomada após a primeira sessão deste ano
Saúde de Santa Cruz prevê déficit de R$ 40 milhões em 2025
Informação foi confirmada pelo secretário da saúde Rodrigo Rabuske
“Percebe o tamanho da bagunça?”, questiona Rodrigo Rabuske sobre a gestão da saúde
Titular da pasta comentou sobre os principais desafios enfrentados nos primeiros dias de governo