A Copa de Acesso é a principal porta de entrada para as divisões de elite do Campeonato Brasileiro Masculino de Basquetebol em Cadeira de Rodas
O Aspede União Corinthians é o grande campeão do Módulo A da Copa de Acesso de Basquetebol em Cadeira de Rodas. Na decisão, disputada na sexta-feira (6), em Niterói, Rio de Janeiro, o time do Rio Grande do Sul superou o paulista Sabres, em jogo emocionante, pelo placar de 55 a 53. Os gaúchos terminam a competição de forma invicta, tendo vencido os cinco jogos que realizou no torneio.
Já na disputa do bronze quem ficou com a medalha foi o Macaé Paralímpico (RJ), que venceu o Tubarões de Rio das Ostras (RJ), por 52 a 50. Os três primeiros colocados garantiram o acesso para a disputa do Campeonato Brasileiro da 2ª Divisão em 2025.
O Módulo A da Copa de Acesso contou com a participação de oito equipes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste – além dos quatro semifinalistas, também disputaram o torneio as equipes ADAU Erechim (RS), AMDE – Cuiabrasa (MT), ADESPARV Sobre Rodas (GO), e ASSIPED-Pantanal Sobre Rodas (MS).
Módulo B começa neste sábado
Contando com a participação de equipes das regiões Norte e Nordeste, o Módulo B da Copa de Acesso começa neste sábado, dia 7, e se estende até a sexta-feira, dia 13. Os jogos serão realizados também em Niterói (RJ), na quadra da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos – ANDEF.
Ao todo são 10 clubes na disputa por duas vagas na 2ª Divisão em 2025: ASPAMA (MA), ADESUL (CE), Falcões do Amazonas-ADEFA (AM), CENAPA (MA), All Star Rodas Belém/Banco da Amazônia (PA), Águias da ADFAP (AP), Sociedade Vida Ativa (RO), Gigantes de Aço (PA), APA-FEABC (AC) e ADEFEPE (PE).
Todos os jogos contam com transmissão ao vivo pelo Youtube @CBBCTV e os resultados podem ser acompanhados também pelo perfil no Instagram @CBBCBrasil.
A Copa de Acesso, com seus dois módulos, é a principal porta de entrada para as divisões de elite do Campeonato Brasileiro Masculino de Basquetebol em Cadeira de Rodas, que são compostas por 28 equipes, sendo 16 na 1ª Divisão e 12 na 2ª Divisão.
“Esta é uma competição que reúne equipes de todas as cinco regiões do Brasil e que dá cinco vagas para a 2ª Divisão. Para chegar, tem que jogar a Copa de Acesso. Por isso ela tem essa importância, pois olha para todo o Brasil de uma forma completa”, declarou Mário Belo, presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas.
A Copa de Acesso, Módulos A e B, de Basquetebol em Cadeira de Rodas 2024 é apresentada pelas Loterias Caixa e tem o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB e do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpico – CBCP, e é realizada pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas – CBBC.
Confira as premiações da Copa de Acesso Módulo A:
Campeão: ASPEDE União Corinthians (RS)
Vice-Campeão: Sabres (SP)
3º colocado: Macaé Paralímpico (RJ)
Melhor técnico: Prof. Evelyn Cristiane Barbian – ASPEDE União Corinthians (RS)
MVP: Roger Rodrigues – ASPEDE União Corinthians (RS)
Maior pontuador: Michael Santana – Sabres (SP) – 100 pontos
All Star Da Competição
Classe 1.0: Cassiano José – ASPEDE União Corinthians (RS)
Classe 2.0: André Junior – ASSIPED Pantanal Sobre Rodas (MS)
Classe 3.0: Roger Rodrigues – ASPEDE União Corinthians (RS)
Classe 4.0: Adrienne Oliveira – Tubarões de Rio das Ostras (RJ)
Classe 4.5: Michael Santana – Sabres (SP)
Notícias relacionadas
Ginásios de Vera Cruz recebem manutenção e melhorias
Intervenção mais profunda deve acontecer no Guidão, onde será investido R$ 500 mil em reforma estrutural
Venâncio Aires estreia na 18ª Copa Capão da Canoa de Beach Soccer
Nos veteranos, time teve uma vitória e uma derrota na primeira rodada. Na categoria Master conquistou uma vitória
Monterey vence o Saraiva em rodada do Campeonato de Monte Alverne
Em Linha Saraiva, pela Categoria Aspirantes, o Monterey bateu o Saraiva de virada por 2 X 1. Nos Titulares, o placar foi 3 X 1
Inter confirma permanência de Bernabei
O atleta, que se destacou na temporada de 2024, assinou contrato válido até dezembro de 2028