Pesquisas mostram que cerca de 97% das mulheres argentinas já passaram por alguma situação de assédio na rua
As autoridades argentinas aprovaram nesta semana a criação de uma punição para os autores de assédio sexual nas ruas da capital. Quem assediar mulheres terá que pagar multa de até mil pesos (cerca de R$ 200). A informação é da Rádio França Internacional.
Pesquisas mostram que cerca de 97% das mulheres argentinas já passaram por alguma situação de assédio na rua. Para lutar contra isso, a nova medida vai punir todos os “comentários sexuais diretos ou indiretos sobre o corpo, fotografias e gravações de partes íntimas sem o consentimento, contato físico impróprio ou não consensual, perseguição, masturbação e exibicionismo". O texto define como assédio “tudo o que toca a dignidade e o direito à integridade física e moral”.
A discussão foi lançada após uma série de assassinatos recentes de mulheres, vítimas de seus companheiros. Segundo estatísticas oficiais, uma argentina morre em situação de violência conjugal a cada 30 horas. Em outubro, a mobilização tomou conta da Argentina, após a morte da adolescente Lucia Pérez, de 16 anos, que foi drogada, estuprada e violentamente assassinada.
O feminicídio – assassinato motivado pelo fato de a vítima ser uma mulher – foi inscrito no Código Penal argentino em 2012. Desde então, ele é considerado um fator agravante em caso de condenação por homicídio, que pode resultar em prisão perpétua no país.
Notícias relacionadas
AgroFeira atrai famílias em busca de produtos da agricultura de Santa Cruz
Alimentos processados e artesanatos são o foco da nova feira das agroindústrias
Sindicato convoca trabalhadores setor lojas para assembleia extraordinária
Assembleia ocorre nesta quarta-feira (18), a partir das 11h30min, na sede da entidade, em Santa Cruz do Sul
Prefeitura assina contrato do Loteamento Santa Maria II
O residencial estará em uma área de 59.324,08m² no bairro Dona Carlota. A proposta contempla 144 casas unifamiliares
Viva Unisc projeta receber mais de 4,5 mil pessoas na quarta-feira
Mostra de Cursos da Universidade terá a presença de 125 escolas convidadas, vindas de 42 municípios da região