Secretaria de Agricultura vai selecionar de 5 a 10 produtores rurais que tenham área para plantar aproximadamente 10 plantas para pesquisa técnica de desenvolvimento e produção
A Secretaria Municipal de Agricultura de Vale do Sol incentiva a diversificação de culturas atrelada ao turismo rural, e para isso está realizando um trabalho de pesquisa sobre a produção de pimenta rosa. A pasta enxerga no cultivo uma excelente alternativa de geração de emprego e renda para a agricultura familiar, com potencial inclusive para impulsionar o beneficiamento no próprio município. A Secretaria de Agricultura vai selecionar de 5 a 10 produtores rurais que tenham área para plantar aproximadamente 10 plantas, para pesquisa técnica de desenvolvimento e produção.
Os interessados devem entrar em contato com o setor público para se inscrever. A pimenta rosa é produzida a partir da aroeira mansa, e o Brasil exporta para a Europa e Oriente Médio.
Conforme o técnico agrícola Mauro Mueller, que há alguns anos já lida com produção de mudas de árvores diversas, também pensando na diversificação, buscou trabalhar com alimentos não-convencionais, as PANCS. A pimenta rosa é um condimento que tem várias propriedades nutricionais e é amplamente usada em pratos salgados e doces, frisou ele.

CULTIVO SERÁ INCENTIVADO EM ALGUMAS PROPRIEDADES PARA FINS DE PESQUISA | DIVULGAÇÃO
No Brasil, o Estado que mais produz e exporta é o Espírito Santo, explicou Mueller, que pesquisou sobre a produção e o beneficiamento, além do trabalho de pesquisa envolvendo o estado de Minas Gerais e outros mais. Por isso surgiu a ideia de fazer esse experimento com algumas famílias vale-solenses para analisar os diversos aspectos envolvendo o cultivo, a poda, manejo na adubação, acompanhar o desenvolvimento e colheita a partir do segundo ano.
“Com o tempo, podemos pensar na possibilidade de beneficiar também no município”, reflete o técnico agrícola, salientando também que além dos condimentos, a produção pode interessar a produção de bebidas artesanais.
Então a intenção é implantar algumas plantas em alguns proprietários voluntários, num primeiro momento sem preocupação de ir atrás de mercado e comercializar, para observar o seu desenvolvimento, a sua rentabilidade, “porque observando as que estão na beira da 287 ou pela 153, vai observar árvores repletas de produção de aroeira pimenteira. Então, nós temos essa planta em grande disponibilidade aqui, o produto nosso tem um excelente sabor, uma excelente qualidade, só que é subaproveitado”, frisou.
Esse trabalho da Secretaria da Agricultura realizado ao longo dos anos busca alguma alternativa diferente para o município pensando tanto na questão do turismo quanto na geração do emprego e renda, e no êxodo rural que acontece cada vez mais cada vez mais nas propriedades.
A secretária municipal de Agricultura, Enilda de Carvalho, reforçou ainda aos produtores rurais que Vale do Sol incentiva a diversificação, estimulando novas culturas e turismo rural, para que caminhem juntos, mas que isso não significa que seja preciso abandonar a cultura principal para ser um empreendimento rural. São novas opções e novos olhares que se complementam, trazendo mais renda e oportunidades.
Notícias relacionadas

Projeto que susta resoluções do Proagro avança na Câmara dos Deputados
Medida segue agora para análise na Comissão de Finanças e Tributação

Tabaco gaúcho bate recorde e supera carne e soja nas exportações de 2025
Com mais de US$ 900 milhões exportados até abril, setor se consolida como motor da economia rural e industrial do Rio Grande do Sul

Inscrições para o Promagro encerram sexta-feira em Venâncio Aires
Interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Programa de melhoramento genético na bovinocultura de leite segue com inscrições abertas
Interessados devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Venâncio Aires