Com samba-enredo “Exú”, a agremiação entregou um espetáculo que uniu ancestralidade, fé e denúncia contra a intolerância religiosa
Após o grande desfile de Carnaval de Santa Cruz do Sul na noite desse sábado (8), a apuração para descobrir a escola de samba vencedora ocorreu neste domingo (9), no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest. Com o tema “Exú”, a Imperadores do Ritmo foi a campeã do Carnaval 2025.
Segundo o presidente da agremiação, Edinei Martins, a escola trabalhou duro durante meses para entregar um espetáculo que uniu ancestralidade, fé e denúncia contra a intolerância religiosa.
“A gente falou sobre Exú, é uma jornada de axé e ancestralidade. Exú orixá mensageiro entre os dois mundos, Orun e Aiye. É a entidade mais próxima da terra, do ser humano, e para nós, de religião de matriz africana, é muito importante. Nada se faz na religião, sem Exú. É ele sempre o primeiro e foi por isso que a gente levou essa vitória”, disse.
Fundada em 14 de março de 2005, a escola celebra 20 anos de história na próxima semana. Após cinco vice-campeonatos, a Imperadores do Ritmo conquista o título inédito. “A gente venceu, mas não venceu somente, a gente convenceu. Então, foi muito bom. É muito bom ganhar”, concluiu.
O segundo lugar ficou com a Unidos de Santa Cruz, seguido pela Acadêmicos do União em terceiro, Império da Zona Norte em quarto e Imperatriz do Sol em quinto.
Notícias relacionadas

Expocande 2025 aposta na sustentabilidade com o Copo Eco e ações ambientais
Evento ocorre entre 30 de abril a 4 de maio

Biblioteca Pública Municipal Caá Yari passa a integrar o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas
Local também recebeu uma certificação por parte do Governo Federal

O encanto das soberanas motiva Nicoly de Alexandrino a viver essa experiência
Candidata número 14 é a representante da empresa InfoServ-Net no concurso que acontece no dia 29 de março

Gincana de Vera Cruz anuncia elaboradores
Tradicional disputa se realiza de 30 de maio a 1º de junho e deve envolver cinco equipes: Largados, Kabonghi, Tigers, Xiruz e Selvagens