Geral

Iluminação para praticar esportes: “deixa o acesso ao município ainda mais bonito”

Publicado em: 09 de fevereiro de 2024 às 08:45 Atualizado em: 18 de março de 2024 às 14:44
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jaqueline Rieck/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Durante a semana, vera-cruzenses repercutiram a instalação de 45 postes com iluminação de led na pista

    Quem utiliza o Caminhódromo de Vera Cruz, às margens da RSC-287, tem motivo para comemorar. Recentemente a pista que existe para a prática de esportes como caminhada e corrida recebeu iluminação em 1,6 quilômetro de seu trecho. “É uma melhoria que, além de proporcionar mais segurança às pessoas que praticam atividades físicas e cuidam de sua saúde à noite, tem o objetivo de deixar o acesso ao município ainda mais bonito”, salienta o prefeito Gilson Becker. 

    Os recursos para a execução da obra são oriundos do Programa Ilumina RS, e representam R$ 278.992,69, firmados através da assinatura de um Termo de Convênio pelo Chefe do Executivo em 2022.  

    Em outubro de 2023, o local passou pela preparação da base para a instalação dos postes, informou a engenheira da prefeitura, Bruna Noronha. “Em novembro começamos a colocar os postes. Há um trecho que ainda não foi contemplado porque estamos estudando a melhor forma de instalar os postes no local, devido à existência de uma rede trifásica de energia. Trabalhamos para achar uma solução”, explica a responsável pela obra. Para fazer a iluminação do caminhódromo foram utilizados 45 postes de aço galvanizado, de 9 metros de altura, e luminárias de led.

    Melhoria era esperada

    Usuária da pista, a auxiliar de educação Elisabeth Conrad, de 54 anos, foi uma das primeiras pessoas a repercutir a melhoria do caminhódromo. “Pratico atividade física quase todos os dias e gosto de caminhar no final da tarde, ao anoitecer. Para mim, apreciar a natureza, a beleza do entorno, também faz parte do esporte”, considera. Ela foi uma das pessoas que se mobilizou para que a iluminação acontecesse, muitos utilizam a pista à noite e a questão da segurança sempre foi um ponto a melhorar. “Conversamos com vereadores, lá em 2022, para pedir atenção a este espaço. Em seguida, fizeram esse pré-asfalto, melhorou muito, não tem mais brita solta. Quando anunciaram, ano passado, que a iluminação ia sair do papel, ficamos na expectativa, sabíamos que uma hora ia acontecer”, revela, contando ainda que foi uma felicidade ver a preparação para a instalação dos postes. 

    Além da segurança que os esportistas agora têm para praticar caminhada, corrida e até ciclismo, o trecho passou a chamar a atenção também de quem trafega pela rodovia  à noite, unindo a beleza das luzes ao verde das árvores que formam o túnel de acesso à cidade.