A pesquisa será conduzida em diversos estabelecimentos da cidade e o resultado deverá ser divulgado ainda no mês de janeiro
Com a proximidade do início do ano letivo, que ocorre em cerca de um mês, pais e responsáveis já começam a buscar os melhores preços para a compra de materiais escolares. Para auxiliar nesse processo, o Procon de Santa Cruz vai realizar, nos próximos dias, uma pesquisa de preços dos itens necessários.
Essa prática, adotada nos últimos dois anos, busca facilitar a escolha dos consumidores. A pesquisa será conduzida em diversos estabelecimentos da cidade e o resultado deverá ser divulgado ainda no mês de janeiro.
De acordo com o coordenador do Procon de Santa Cruz, Marcelo Estula, o levantamento é uma ferramenta importante para os pais, pois proporciona uma visão clara dos preços praticados no município. “Essa pesquisa ajuda na hora da compra, servindo como um instrumento para economizar na aquisição do material escolar”, afirma Estula.
Sobre a precificação dos produtos, ele explica que cada lojista tem liberdade para determinar os valores. “Por exemplo, uma caneta esferográfica azul pode custar R$ 8 em uma loja, mas estar disponível por R$ 2 em outra. Com a pesquisa, o consumidor pode ter uma noção dos preços, sem a necessidade de visitar várias lojas”, destaca.
Quanto às listas de materiais escolares exigidas pelas escolas, Estula enfatiza que há regras específicas sobre o que pode ser solicitado. Por exemplo, não é permitido que contenha o timbre de estabelecimentos comerciais ou a indicação de marcas específicas. Além disso, só podem ser solicitados itens de uso pessoal, materiais de uso coletivo devem ser fornecidos pela instituição de ensino.
Notícias relacionadas
Prefeitura de Santa Cruz decide suspender projeto de Rua Coberta
A decisão foi confirmada nesta quarta-feira pelo secretário de Secretaria de Governança e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo
Audiência Pública debate soluções para transtornos causados por obra na ponte sobre o Rio Jacuí da BR-471
Pacientes, universitários e produtores agrícolas enfrentam desafios enquanto a obra segue em andamento
Sinduscon-RS inicia a produção das casas que serão doadas às vítimas da enchente em Porto Alegre
Previsão de entrega no primeiro semestre deste ano
Prazo para escolha do tamanho de uniformes escolares da Rede Estadual segue até 30 de janeiro
Trajes de verão serão entregues nas escolas a partir de 10 de fevereiro, quando começa o ano letivo de 2025