Local reúne documentos e objetos que contam a história da antiga fumageira
Na sessão de quarta-feira (4), a Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul aprovou por unanimidade o projeto de Lei nº 81/2024, que declara o Memorial Broenstrup como Patrimônio Público do município. A medida garante a preservação histórica do espaço, mas sem inviabilizar o uso do prédio para futuros projetos de interesse público.
Localizado em Picada Santa Clara, o memorial reúne documentos e objetos que contam a história da antiga Fumageira Broenstrup, um marco para a economia local em décadas passadas. Entre os itens doados pela família estão livros de compra e venda de fumo, registros de empregados, placas, escrituras e o projeto arquitetônico do prédio, além de uma linha do tempo contando toda a trajetória da fábrica e o nome dos funcionários que trabalharam no local.
Desde 2018, quando foi declarado de utilidade pública e adquirido pelo município, o imóvel é reconhecido como um importante patrimônio cultural. A aprovação do projeto de lei reafirma o compromisso do governo com a memória coletiva, enquanto mantém aberta a possibilidade de o prédio ser utilizado para outros projetos que beneficiem a população.
“A declaração do Memorial Broenstrup como Patrimônio Público reforça nossa intenção de preservar a história ao mesmo tempo em que viabilizamos seu uso para iniciativas de interesse público”, destaca a administração municipal.
Notícias relacionadas
Daer implanta novo sistema para agilizar autorização especial de trânsito
Documentos são necessários para veículos de carga que excedem os limites padrão de peso
Mais de 60 lixeiras comunitárias serão instaladas em Venâncio Aires
Pontos serão escolhidos com base nas solicitações dos moradores das áreas urbana e rural
Aturvarp realiza assembleia e apresenta projetos aos municípios
Encontro ocorre na próxima quarta-feira, em Santa Cruz
Bolsa Família é cancelado para candidatos eleitos em 2024
No total, 1.194 famílias em todo o país foram desligadas, entre elas, sete pertencem a prefeitos, 19 a vice-prefeitos e 1.168 a vereadores