Clarisse Trocourt Knorst e o esposo João Renato, acompanhados do casal Marco Antônio Larger e Rejane Rech Larger dividem a coordenação
O Grupo Executivo Diocesano (GED) do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Santa Cruz do Sul elegeu, no sábado (7), a nova coordenação e vice-coordenação da entidade pelos próximos dois anos. Clarisse Trocourt Knorst e o esposo João Renato, acompanhados do casal candelariense Marco Antônio Larger e Rejane Rech Larger foram eleitos por unanimidade para dar continuidade a missão de coordenar a tarefa de evangelizar, característica do MCC, pelos próximos dois anos. A direção também é a responsável pela gestão da Casa de Retiros Loyola, sede física do movimento, que tem setores que contemplam todos os 40 municípios do governo eclesiástico diocesano, nos vales do Rio Pardo e Taquari.
Maria Helena Felzmann Menegat, coordenadora que encerra a gestão no fim do ano, conduziu a assembleia ordinária do MCC. Com membros de todas as representações das 51 paróquias, instaladas nos 40 municípios que pertencem à Diocese de Santa Cruz do Sul, a coordenadora que se despede da função agradeceu a participação de todos. “Somos gratos a todos que estão conosco, pois assim como tudo no MCC, as decisões sempre foram tomadas em conjunto. Cada gesto de amor, cada carinho e cuidado aqui na Casa de Retiros Loyola fez toda a diferença. Com o coração pleno de gratidão e emoção, nos dirigimos a todos para compartilhar o encerramento deste ciclo”, disse.
A liderança também destacou os desafios, crescimento pessoal e o aprendizado da vivência em missão cursilhista durante os dois últimos anos. “Testemunhamos inúmeras transformações em nossas vidas e somos gratos a todos que fizeram parte dessa jornada. Vocês, cursilhistas, são o espelho do Movimento nesta diocese, continuem com esta missão de evangelizar em todos os ambientes, que o Espírito Santo continue a guiar este trabalho”, acrescentou a coordenadora que se despede no fim do ano.
Emocionada, Clarisse Trocourt Knorst, que faz parte do MCC há 29 anos, ressaltou que a participação no movimento ampliou o crescimento pessoal dela e do esposo João Renato, assim como a relação familiar e com a comunidade santa-cruzense. “Com o coração cheio de gratidão saudamos a coordenação que se despede e a cada um que fez parte desta caminhada. Nos sentimos privilegiados em fazer parte deste capítulo tão bonito na história da nossa diocese”, disse a nova coordenadora.
Marco Antônio Larger, que ao lado da esposa Rejane Rech Larger acompanha o casal Clarisse e João Renato na coordenação do GED. Segundo ele, o lema de quem se dedica a evangelizar e participar do Movimento de Cursilhos de Cristandade precisa ser o da servidão. “Nesta vida estamos aqui para servir e não sermos servidos. Enquanto tivermos forças estaremos nesta missão, dando sequência ao trabalho da gestão da Maria Helena, assim como todas as outras que a sucederam no MCC”, destacou o vice coordenador que é do município de Candelária.
Acompanham a nova gestão do MCC os padres Maurizan do Nascimento e Fabrício Niederle como assessores eclesiásticos, ocupando a função do padre Rogério Kunrath, que recebeu a todos na manhã do último sábado na Capela São Paulo Apóstolo, junto a Casa de Retiros Loyola. São Paulo é o padroeiro dos cursilhistas e inspira a conversão e a evangelização por aculturação, ou seja, no próprio ambiente que os fiéis chamados ao MCC frequentam. “Repetindo o Papa Francisco, vivemos em um mundo no qual as pessoas têm sede de esperança e da boa-nova. E esta missão de propagar estes sentimentos foi dada a todos nós. Busquemos sempre o apoio na oração e que possamos vibrar com esta missão que recebemos”, disse em seu pronunciamento, durante a celebração de acolhida.
Programação no Cristo Protetor
A nova gestão do GED inicia em 1º de janeiro de 2025 e, além da organização e gerência da Casa de Retiros Loyola, está uma extensa programação com a realização de cursilhos masculino e feminino – um de cada por semestre – realização de cursilho jovem, das Tendas Shalom, que são momentos de reunião e reflexão os cursilhistas, assim como eventos festivos, como a Utreia Diocesana.
A assembleia realizada no último sábado, 7, escolheu como destino da próxima celebração festiva o município de Encantado. E tendo como cenário o Cristo Protetor, localizado em um dos pontos mais altos do Vale do Taquari. O evento deverá ocorrer durante o mês de outubro do ano que vem, em data ainda a ser confirmada pelo MCC.
Notícias relacionadas
Há mais de 10 anos, a Viva é referência na gestão de condomínios
Empresa santa-cruzense atende a mais de três mil unidades habitacionais tendo a presença e relação de proximidade como sua marca
Inspeção de saúde para jovens de 2006 será em fevereiro
Quanto ao alistamento dos jovens nascidos em 2007, o período segue até o dia 30 de junho
Agência FGTAS/Sine de Santa Cruz do Sul atenderá em novo endereço
Serviço organiza últimos detalhes burocráticos para assinar contrato de locação
Abastecimento de água deve ser normalizado neste sábado em Venâncio Aires
Três bairros tiveram problemas em decorrência do rompimento de uma rede