Quatro municípios confirmaram a opinião popular espontânea da comunidade
O pleito eleitoral do último domingo (6) elegeu os representantes que irão comandar os Executivos Municipais a partir de 1º de janeiro de 2025. No mês de agosto, o Grupo Arauto lançou uma sondagem espontânea para saber qual a aceitação pública da comunidade quantas as chapas lançadas à majoritária em toda a região.
Após as eleições, a reportagem realizou uma comparação entre as conclusões das enquetes e os resultados oficiais do pleito, que apontou: quatro municípios confirmaram a opinião popular espontânea da comunidade.
Em Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes e Alex Knak lideraram a enquete com 46,27%. Em seguida, veio Helena Hermany e Fabiano Dupont – 25,23%, Carlão e Anette Schiemann – 18,94% e João Pedro Shcmidt e Marta Nunes – 9,56%. O resultado se concretizou, pois Sérgio e Alex foram eleitos à prefeitura da Terra da Oktoberfest.
Já em Venâncio Aires, Maciel Marasca e Alexandre Wickert foram apontados com a preferência com 36,41%. Em segundo lugar vinha Jarbas da Rosa e Izaura Landim – 32,15%, seguido por Giovane Wickert e Elida Klamt – 28,91% e Cândido Faleiro e Sérgio da Rosa – 2,53%. O resultado das urnas foi diferente, pois Jarbas e Izaura conquistaram a reeleição e irão comandar novamente a Capital do Chimarrão a partir de 2025.
Em Rio Pardo, Joni Lisboa da Rocha e Luciano Silva lideraram com 42,90%. Rogério Monteiro e Alemão da Caixa estavam em segundo lugar – 41,33%. Ricardo Figueiró e Helena Etges vinham em seguida, com 12,93%. Já Tenente Célio e Pedro Antônio Panichi Lopes apresentaram 2,84%. Neste caso, o resultado surpreendeu. Joni, apontado como o vencedor, ficou em terceiro lugar. O atual prefeito Rogério Monteiro, e seu vice Alemão da Caixa se reelegeram e estarão à frente da Cidade Histórica novamente.
Mato Leitão, por sua vez, apresentou Arly Sthor, o Flecha, e Luciano Vargas como preferência, com 55,08%. Em seguida vinha Antônio Pereira e Cleberton Ferreira – 23,73%, Arsênio Maldaner e Volnei Hockscheidt – 19,49% e Leonardo Alves e Joacir Mai – 1,70%. O resultado se concretizou e Flecha irá comandar o Executivo da Cidade das Orquídeas pelos próximos quatro anos.
Os eleitores de Passo do Sobrado colocaram Caio Baierle e Gilberto Weber como os favoritos, com – 51,92% e Edgar Thiesen e Jânder de Carvalho Thiesen em segundo lugar – 48,08%. O resultado não foi similar, pois Edgar e Jânder conquistaram a reeleição e estarão comandando o Executivo novamente.
Em Vale do Sol, José Valtair dos Santos, o Nego, e Alexandre da Mota foram apontados com a preferência – 50,48%. Susana Rohlfes e Lucas Kohl ficaram em segundo lugar – 49,16%. O resultado se concretizou, pois Nego e Alexandre foram eleitos.
Os eleitores de Candelária apontavam Nestor Ellwanger, o Rim, e Cristiano Becker como favoritos – 49,43%. Em segundo lugar vinha Paulo Butzge e Alan Wagner – 48,74% e depois Wilmar Rediske e Sadi, com 1,83%. O resultado também se concretizou e o Rim estará no comando do Executivo Municipal pelos próximos quatro anos.
Notícias relacionadas
Kamala ou Trump: EUA decidem nesta terça vencedor da eleição
Sete estados são considerados pêndulos: Arizona, Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin
Pautas históricas devem continuar sendo prioridades do Sinfum, afirma presidente reeleito
Gelso Juaris Batista Job participou de entrevista no Grupo Arauto
Sortica mantém a segurança pública como uma de suas bandeiras
Eleito pelo PL, policial militar aposentado totalizou 1.235 votos e fará sua estreia na Câmara de Vereadores
“Causa animal é saúde pública”, defende Bruna Molz
Reeleita pelo partido Republicanos, vereadora segue tendo a defesa dessas políticas como norte de sua atuação