Objetivo foi explicar processo eleitoral, ressaltando proibições e possíveis punições aos entes políticos
A Justiça Eleitoral de Rio Pardo, realizou, nessa quinta-feira (8), um encontro com os partidos políticos que vão participar do pleito nas eleições de outubro deste ano. Objetivo foi explicar processo eleitoral, ressaltando proibições e possíveis punições aos entes políticos, e tirar dúvidas dos representantes partidários.
Membro da Justiça Eleitoral do município, Cleiton Roberto Rodrigues da Silveira, conversou com a reportagem do Grupo Arauto e salientou a importância da reunião. “A gente faz uma explanação sobre alguns pontos da nossa Legislação Eleitoral. Hoje a pauta é propaganda eleitoral e prestação de contas. Então a gente pega alguns temas relevantes das resoluções, passa para os partidos, onde a gente vê que pode ter mais incidência, alguma irregularidade, que é justamente para orientar para que eles façam a campanha de forma correta.”
Leia também
O intuito, segundo ele, é o de conscientizar os partidos, especialmente quanto a propaganda até o dia da eleição, marcada para 6 de outubro. “A gente sabe que muitas vezes algumas coisas são de fato feitas de forma consciente. As pessoas sabem que estão fazendo errado, mas tentam fazer o errado. Mas tem muitas pessoas, já aconteceu muitas vezes, da pessoa não estar informada e fazer de forma inconsciente, sem aquela intenção de prejudicar, mas sendo algo que legalmente não é permitido e que causa uma grande dor de cabeça“, salienta.
Outro ponto abordado, conforme Silveira, foi a questão da Inteligência Artificial (AI). O profissional destaca que algumas questões previstas na Legislação Eleitoral são mais interpretativas e, neste caso, haverá uma recomendação ao partido e/ou candidato.
Além de Cleiton Roberto Rodrigues da Silveira, participaram da reunião preparatória Lúcia Silveira, também membro da Justiça Eleitoral de Rio Pardo e a promotora eleitoral Cristine Mendes Ribeiro Grehs.
Notícias relacionadas
Luciano Silva anuncia desejo de plantão médico voltado ao rio-pardense
Representante do Podemos é o candidato a vice-prefeito na chapa que tem a liderança de Joni Lisboa da Rocha em Rio Pardo
Município gaúcho de Dois Lajeados terá eleição diferenciada este ano
Situada do norte do estado, cidade será uma das cinco no país que farão consultas populares na mesma urna de votação
Faltam 26 dias: denuncie a mentira pelo SOS Voto
Eleitoras e eleitores contam com ferramenta para denunciar a desinformação sobre o processo eleitoral de 2024
Helena Etges pretende implantar casa de passagem à mulher
Candidata a vice-prefeita em Rio Pardo faz dobradinha com Ricardo Figueiró, representando o Progressistas em chapa pura