Encontro ocorre na PUCRS, em Porto Alegre
O Governo do Rio Grande do Sul, em parceria com instituições brasileiras e alemãs, realiza, nesta terça-feira (8), um seminário que aborda o modelo de formação profissional dual (duale Studien ) no estado . O evento ocorre na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e tem como objetivo estreitar as relações entre o Brasil e a Alemanha, especialmente no que diz respeito à educação técnica e à inserção no mercado de trabalho.
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o subsecretário da Justiça do Rio Grande do Sul, Rafael Gessinger, explicou que a iniciativa surgiu a partir da aproximação institucional do Rio Grande do Sul com a cultura alemã, principalmente com os estados Hesse e Renânia-Palatinado (Rheinland-Pfalz), da Alemanha.
A formação dual combina ensino teórico em sala de aula com experiência prática em empresas ou instituições relacionadas à área de estudo. Esse modelo alemão de ensino técnico de alta qualidade fez com que a Alemanha se tornasse uma potência econômica. “Isso é fundamental porque nós temos um modelo econômico diferente, um modelo que talvez atenda a essa ansiedade e frustração de uma geração que já quer ter o seu dinheiro logo, não quer ficar muito tempo estudando sem trabalhar e sem praticar”, salienta Gessinger.
Participam do evento, entidades educacionais, empresas e governo. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e o Colégio Humboldt de São Paulo estão entre os participantes. O objetivo final do evento é definir a possibilidade de aprofundar as relações com as culturas de língua alemã.
Notícias relacionadas

Novo formato de escolha das soberanas da Oktoberfest quer resgatar a tradição dos bailes festivos
Modelo era realizado em anos anteriores no Pavilhão Central

Blitz da Expocande movimenta Santa Cruz neste domingo
No sábado pela manhã, ação ocorre no centro de Candelária

Visitantes da Expocande contarão com transporte coletivo facilitado; veja os horários
Transporte será gratuito entre às 10 horas e às 18h45, após será cobrado uma taxa simbólica de R$2 por trajeto

Interact Club realiza festa de 15 anos a meninas carentes
I Have a Dream chega na nona edição no mês de maio com a participação de quatro meninas de localidades do município