A ação também teve como objetivo informar a comunidade sobre os serviços de apoio a mulheres vítimas de violência
Neste sábado (8), Dia Internacional da Mulher, uma ação organizada pelo Movimento Unificado de Mulheres tomou as ruas do Centro de Santa Cruz do Sul. O evento, realizado na Praça Getúlio Vargas, foi marcado por conversas com a comunidade, com foco na importância das lutas históricas das mulheres e a defesa dos seus direitos.
Segundo uma das organizadoras da atividade, Célia Zingler, a data é um momento para resgatar as conquistas alcançadas, mas também para refletir sobre os avanços ainda necessários. Entre as pautas levantadas estavam a redução da jornada de trabalho, o combate à violência de gênero e ao feminicídio, a busca por igualdade salarial e o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. “É uma data simbólica, porque nós lutamos todos os dias. A origem da data são as lutas das mulheres operárias, que tinham uma jornada de 16 a 18 horas de trabalho, que recebiam muito pouco, onde as crianças também tinham que trabalhar na fábrica. Então, foi uma luta muito forte dessas mulheres, que hoje nós temos essa jornada mais reduzida, mas que ainda está longa”, disse
A ação também teve como objetivo informar a comunidade sobre os serviços de apoio a mulheres vítimas de violência. Folhetos foram distribuídos com números úteis, como o Disque 180, um serviço nacional para denúncias e orientações sobre violência, que garante anonimato para quem precisar de ajuda. Além disso, o telefone 190, da Brigada Militar, pode ser acionado para situações emergenciais, incluindo a Patrulha Maria da Penha.
Em Santa Cruz do Sul, a rede de atendimento à mulher conta com vários serviços especializados. O Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher, com plantão 24 horas, pode ser contatado pelo número (51) 99929-0288, e também oferece apoio através da Casa de Passagem, destinada a mulheres vítimas de violência, que podem acolher suas crianças nesse espaço seguro. Para casos mais específicos, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher pode ser acionada pelos números (51) 3719-9979 ou (51) 3719-9942. Além disso, o serviço de saúde municipal está capacitado para realizar atendimentos às vítimas, incluindo exames necessários e a oferta da pílula do dia seguinte para casos de estupro.
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Notícias relacionadas

NewCars Veículos reinaugura nova loja em Santa Cruz
Revenda oferece uma ampla variedade de carro zero quilômetro e seminovos

Mas que lei é essa?
O Brasil passou por um período conturbado, em que sucessivas investigações revelaram negociatas com contratos de empresas públicas e uma teia de corrupção. Delações revelaram a forma como ocorriam e os nomes de muitos envolvidos. Acordos de leniência resultaram em…

Por Moacir Leopoldo Haeser

Servidoras municipais terão palestra sobre finanças pessoais no Mês da Mulher
Encontro ocorre nesta quinta-feira, no auditório da Procuradoria-Geral do Município

Rádio Revista – Juan Bender, Escritor
O que você ainda não sabe sobre 1964: escritor gaúcho lança livro sobre o golpe militar. Fugir das simplificações frequentemente apresentadas no debate público é a força-motriz de O que você ainda não sabe sobre 1964 – Ideologia & polarização…