Fotos são resultado de um trabalho para a conclusão do curso de Pós-Graduação em Produção Fotográfica e Audiovisual da Unisc
Resultado de um trabalho de intervenção social realizado para a conclusão do curso de Pós-Graduação em Produção Fotográfica e Audiovisual da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a fotógrafa Elisangela Johann produziu a exposição fotográfica “O rural através das mulheres”. A exposição iniciou na última segunda-feira, 6, e segue até a próxima segunda-feira, 13, no hall de entrada da Câmara de Vereadores de Vera Cruz, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
São 17 imagens que retratam a vida doméstica e o trabalho de 14 mulheres de três famílias de Vera Cruz, explorando a condição de mães, avós, filhas, agricultoras, funcionárias e lideranças. São três gerações presentes nas imagens que exibem fragmentos do cotidiano familiar e de trabalho com o cultivo do tabaco e de hortaliças, o manuseio do gado leiteiro, a produção de melado e rapadura e o trabalho doméstico. A diversidade de atividades desempenhada e o protagonismo feminino são destaques, que dão luz ainda às práticas culturais desse grupo social e da região em que vivem. Elisângela procurou exibir esse universo, composto também pela ternura presente nas relações dessas mulheres com o entorno.
A fotógrafa produziu as imagens no segundo semestre de 2019, a partir de idas às propriedades rurais onde vivem as mulheres fotografadas. Contou com o apoio da Emater de Vera Cruz para a chegada até as mulheres. A pesquisa e o trabalho de campo de Elisângela foram orientados pela professora da Unisc, Ângela Felippi, e a exposição tem o apoio do laboratório SystemProlab, Elisangela Johann Estúdio Fotográfico e Unisc.
Mulheres presentes na mostra:
Produção de Fumo
Anna Maria Baumgarten
Claudia D. P. Kopp
Dolores Fishborn
Marlene T. Baumgarten Spies
Mariza Pitrowsyk Rieck
Produção de gado leiteiro
Angelita Bullerjahn Hermes
Milena Cristina Hermes
Manuela Carolina Hermes
Leoni Bullerjahn
Juliana Bullerjahn Mazuin
Rafaela Mazuin
Produção de Melados e rapaduras
Dais Daniele Shcubert
Glades Henn Schubert
Melita Borre Henn
Notícias relacionadas
Há mais de 10 anos, a Viva é referência na gestão de condomínios
Empresa santa-cruzense atende a mais de três mil unidades habitacionais tendo a presença e relação de proximidade como sua marca
Inspeção de saúde para jovens de 2006 será em fevereiro
Quanto ao alistamento dos jovens nascidos em 2007, o período segue até o dia 30 de junho
Agência FGTAS/Sine de Santa Cruz do Sul atenderá em novo endereço
Serviço organiza últimos detalhes burocráticos para assinar contrato de locação
Abastecimento de água deve ser normalizado neste sábado em Venâncio Aires
Três bairros tiveram problemas em decorrência do rompimento de uma rede