Advento é o tempo de se preparar para receber a visita de Jesus Cristo. Eis o significado nos quatro domingos que antecedem a festa cristã
Sou uma apaixonada por rituais de Natal. Aqueles que aprendi na minha infância e aqueles que minha profissão de jornalista me propiciou ao conviver com tantas pessoas que trazem vivências e culturas diferentes da minha.
Minha família, por parte de mãe, é evangélica. Então, o pouco que eu conhecia sobre a Coroa de Advento, escutei dali, mas confesso que em casa nunca tivemos o hábito de fazê-la. Já nas minhas matérias natalinas, pude conviver em diversas oportunidades com esta tradição, que é antiga, mas confesso que ao conversar com amigos, muitos desconhecem seu significado. Por isso pensei: hora de resgatar isso por aqui.
Felizmente, ainda que meu filho tenha sido batizado católico, ele ama participar do culto infantil e eu o levo com muito gosto. Lá ele aprendeu, há uns dois anos, e fez sua própria Coroa de Advento, com argila, ramos de cipreste, velas vermelhas. E lembrou que a cada domingo que antecede o Natal tínhamos que acender uma vela.
Resgatei em uma matéria que fiz sobre o assunto estes significados todos.
Advento é o tempo de se preparar para receber a visita de Jesus Cristo. Eis o significado desta contagem regressiva para o Natal nos quatro domingos que antecedem a festa cristã. A Coroa do Advento é repleta de simbolismos. Um deles é o formato. O círculo é uma figura geométrica que não tem princípio nem fim. A Coroa do Advento recorda que Deus também não tem princípio nem fim, por isso reflete sua unidade e eternidade.
É sinal do amor que se deve ter pelo Senhor e pelo próximo, o qual deve se renovar constantemente e nunca acabar. A coroa é envolvida por um laço vermelho, que denota o amor de Deus para com a humanidade.
Já as quatro velas, uma para cada domingo, são acesas no culto, na missa ou em casa, na empresa, onde quiser confeccionar e perpetuar a tradição. Simboliza a preparação.
No domingo seguinte, acende-se as duas velas, e assim sucessivamente, até chegar ao quarto domingo, com todas as velas acesas. Uma simbologia do profeta Isaías, que dizia que o povo que andava nas trevas viu uma grande luz. E remete aos ensinamentos proferidos por Jesus: “Eu sou a luz do mundo”. Quanto mais se aproxima do Natal, mais iluminado fica o ambiente, mais iluminada fica a nossa vida.
A Coroa de Advento ilumina para todas as direções, mais um simbolismo presente. A coroa é originária dos países nórdicos, que contêm raízes simbólicas universais: a luz como salvação, o verde como vida e o formato redondo como eternidade. Para integrar a família, recomenda-se fazer a coroa em conjunto, aproveitando a ocasião para ensinar às crianças o sentido e o significado de tal símbolo do Natal, recordando a vinda cada vez mais próxima de Jesus e a importância de se preparar bem para este momento.