Apoio contribui para a expansão industrial, além da geração de renda e de empregos no município
Os programas municipais, políticas públicas e leis de incentivo, têm contribuído para a instalação de novas empresas e manutenção das existentes em Vera Cruz. Não é por acaso que a expectativa daqui há dez anos, seja de dobrar a população urbana. O crescimento acelerado do setor econômico produz mais oportunidades de emprego, geração de renda e, além de fomentar o desenvolvimento econômico, aumenta, sobretudo, a qualidade de vida da comunidade. Isso justifica o crescimento contínuo da população e o interesse do setor industrial em investir no município.
A ascensão econômica é o caminho para gerar emprego e incrementar a receita municipal, que retorna em mais recursos para suprir demandas do município. A Agro Comercial Kist e Heemann Ltda, por exemplo, recebe isenção de taxas de construção e apoio nos serviços de terraplenagem, aterro de fundações e rebaixamento de aterro frontal para a edificação de um pavilhão de até 8.200 metros quadrados. A empresa está instalada no terreno adquirido às margens da RSC-287, em frente ao Centro de Distribuição da CVI Refrigerantes.
A empresa de suplementos agrícolas, receberá ainda a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) durante cinco anos, além da isenção das taxas de licenciamento da construção. Conforme o proprietário, Eugênio Kist, o que motivou a instalação no município foi, sobretudo, a localização do terreno, uma vez que avança a expansão industrial às margens da 287, o que também deve contribuir para a atração de novas empresas. A empresa aguarda apenas os trâmites do Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI) para iniciar o funcionamento pleno, que deverá contar inicialmente com cerca de 10 a 15 funcionários.
Em 2012, a indústria de embalagens Sulprint, iniciou a busca pelo local ideal para a construção de uma nova estrutura. Instalados às margens da ERS-409, em Rincão da Serra, até o final deste ano, a empresa deverá inaugurar a finalização da primeira parte, contribuindo com a geração de empregos, desenvolvimento e crescimento de Vera Cruz. A empresa teve incentivo concedido através da doação de duas áreas de terras destinadas a construção e instalação da unidade, isenção de taxas de licenciamento para construção de 10 mil metros quadrados, serviços de terraplanagem de até 3 hectares, isenção de IPTU por cinco anos, iniciando com 100% de isenção no primeiro ano, decrescendo 20% a cada ano, além do parcelamento do ITBI.
Da mesma forma, a empresa Amaden Metalurgia, recebeu isenção de taxas de licença para a construção de um pavilhão de 1.600 metros quadrados às margens da ERS-409, no bairro Bom Jesus. Além disso, recebeu o transporte de cargas de aterro, fornecimento e transporte de cargas de rachão e 50 horas de serviço de retroescavadeira, através de equipamentos municipais ou terceirizados.
Durante o ano de 2016, o município disponibilizou R$ 155 mil de incentivo aluguel. É o caso da Venize Calçados localizada no bairro Arco Íris que recebe atualmente o valor de R$ 1 mil reais de ressarcimento no aluguel. Conforme a proprietária, Venize Freese, o apoio foi um dos fatores contribuintes para a aquisição do prédio próprio, localizado nas dependências da antiga Rebeli. A mudança do espaço físico deverá aumentar o efetivo de funcionários, que atualmente é de 67 para no mínimo 100 colaboradores. O objetivo, salienta a proprietária, é fazer a transferência de local em janeiro, após as férias coletivas.
Atração de grandes empresas
Com o objetivo de penetrar no mercado da região dos vales, a Express Restaurantes Empresariais, empresa caxiense especializada na administração de restaurantes corporativos, com atuação na região sul e sudeste do país, escolheu Vera Cruz para sua nova filial. Atuante há 21 anos, é considerada umas das melhores empresas de se trabalhar no país. O restaurante está localizado no prédio onde era a Oásis e aguarda apenas a identidade visual do prédio e adesivagem dos automóveis para a inauguração oficial, prevista para janeiro. Inicialmente o quadro de funcionários será o mesmo, mas o objetivo é expandir, gerando assim mais empregos aos vera-cruzenses.
Notícias relacionadas
OMS pré-qualifica primeira vacina contra mpox
Imunizante é produzido pela farmacêutica Bavarian Nordic
Santa Cruz realiza 2º Seminário Intersetorial do CadÚnico e Bolsa Família
Encontro reuniu 85 profissionais de assistência social, educação e saúde e teve objetivo promover o trabalho articulado entre as áreas
Mapeamento revela que enchentes atingiram 9% do território de Santa Cruz
No município, 11.303 pessoas ficaram desalojadas, 284 desabrigadas, 85 feridas e duas vieram a óbito
Tudo o que você disser poderá ser usado…
Frase bem comum no cinema, aqui usamos para destacar que as crianças também podem - e vão - se apropriar daquilo que os adultos falam, entendendo ou não o real significado do que reproduzem. Portanto, fique atento às 'palavras' que pronuncia.