Objetivo é alertar população para os cuidados e evitar a proliferação de doenças, como a dengue
Tendo em vista a proximidade do verão, a Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires informa que, além das ações rotineiras de fiscalização, será intensificado o monitoramento em imóveis abandonados e terrenos baldios.
O objetivo é alerta à população para os cuidados com a limpeza desses locais, uma vez que as altas temperaturas e a maior incidência de chuvas favorecem o crescimento acelerado das ervas daninhas e a proliferação de vetores, como roedores e insetos transmissores de doenças.
As vistorias estão sendo realizadas em toda a área urbana do município, e desde o início do ano, a Semma já emitiu 355 notificações para os proprietários efetuarem a limpeza.
De acordo com a fiscal ambiental, Priscila Mohr, é de responsabilidade dos proprietários a manutenção e limpeza dos terrenos, por isso, devem ficar atentos e realizar manutenção e roçada para evitar uma possível notificação ou até mesmo multa.
“A Secretaria está realizando vistorias e respondendo às denúncias, mas é importante que as pessoas se conscientizem. A responsabilidade pela limpeza dos terrenos é do proprietário. Um espaço limpo contribui para uma cidade mais agradável e ajuda a controlar a proliferação de vetores”, destaca.
Nos casos em que forem identificadas irregularidades, a Semma emitirá notificações para os proprietários realizarem a limpeza. A partir do recebimento da notificação, o responsável tem 15 dias para efetuar a manutenção, devendo apresentar relatório fotográfico que comprove a realização da referida limpeza. O descumprimento da notificação implicará responsabilização administrativa do proprietário.
A notificação possui validade de um ano e, desse modo, nos 12 meses subsequentes ao recebimento da notificação, caso seja constatado que o lote se encontra sujo, será lavrado Auto de Infração, com penalidade de multa. “O valor da penalidade foi ajustado e varia conforme o tamanho do terreno (Lei Municipal n° 2.534/98). Como exemplo, um terreno de 11×33 (363 m²): 363 m²x 0,3 x 6,88 = R$ 749,23. Em casos de reincidência, o valor da multa é aplicado em dobro”, reforça Priscila.
Denúncias de terrenos baldios ou imóveis abandonados em descaso ambiental podem ser feitas através do WhatsApp da Prefeitura (51) 9 9910 9500, ou pelo telefone fixo da Semma (51) 2183 0738.
Notícias relacionadas
Cartinhas da FelizCidade podem ser adotadas até segunda-feira
Para facilitar a rotina de quem trabalha fora, também no último dia, a prefeitura ampliará o atendimento, mantendo as portas no intervalo do meio-dia e também entre 17 e 19h
Detonação de rochas para as obras da RSC-287 ocorre na tarde deste sábado
Rodovia estará bloqueada e será implementado um raio de isolamento de 150 metros do local da detonação, por questões de segurança.
Tá na Hora aborda os planos de governo da nova gestão de Santa Cruz
Sérgio Moraes e Alex Knak vão abordar planejamento para os próximos quatro anos
Prefeitura realiza leilão de bens móveis inservíveis no dia 18
Entre os itens listados para venda no pregão estão retroescavadeiras, motocicletas, caminhões e kombis, entre outros produtos