Disputa na capital paulista foi uma das mais acirradas do país
Os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) vão disputar o segundo turno das eleições em São Paulo. Nunes teve 29,48% dos votos válidos e Boulos, teve 29,07%. O terceiro colocado, Pablo Marçal (PRTB), alcançou 28,14% dos votos.
Ricardo Nunes
Assumiu o protagonismo político na cidade de São Paulo ao ocupar a cadeira de prefeito após a morte de Bruno Covas (PSDB), que faleceu em 2021, vítima de câncer. O candidato do MDB, antes de ser prefeito, foi vereador entre 2013 e 2020.
Empresário, tem uma empresa especializada no ramo da desinfecção de navios nos portos do país. Foi fundador da Associação Brasileira das Empresas de Tratamento Fitossanitário (Abrafit) e diretor da Associação Empresarial da Região Sul de São Paulo (AESUL). Também foi presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo.
Como político na Câmara Municipal, se notabilizou ao presidir a comissão parlamentar de inquérito sobre sonegação de impostos, a CPI da Sonegação Tributária.
Também ficou conhecido por defender a anistia a templos religiosos e defender pautas conservadoras. É filiado ao MDB desde os 18 anos. Com 56 anos, é casado e tem três filhos.
Guilherme Boulos
Pela segunda vez, Guilherme Boulos, do PSOL, participa de um segundo turno na disputa pela cadeira de prefeito de São Paulo. O atual deputado federal, é professor e psicanalista.
Tem a ex-prefeita de São Paulo, ex-deputada e ex-ministra Marta Suplicy como vice. Com 42 anos, o candidato iniciou sua trajetória política como militante do movimento por moradia, sendo um dos principais dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).
Chegou a candidatar-se a presidente do país em 2018 pelo PSOL, numa coligação com o PCB e o movimento indígena. Em 2020 chegou a disputar o segundo turno das eleições, mas foi derrotado pelo então prefeito Bruno Covas, que faleceu em 2021.
Em 2022, o candidato do PSOL foi o primeiro mais votado em São Paulo e segundo mais votado do país na disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados, com cerca de 1.001.453 votos. É casado e tem duas filhas.
Notícias relacionadas
Deputado Leonel Radde vistoria Case e se reúne com alunos da Uergs
A Fundação de Atendimento Sócioeducativo (Fase/RS) realizou concurso e mais de 1.000 agentes estão prestes a serem chamados para atuarem em locais como Santa Cruz
Fernando Blanco quer levar o centro educacional especializado para dentro das escolas
O terceiro vereador mais votado neste pleito em Rio Pardo, com 705 votos, representa o MDB e expõe metas para seu novo mandato
Vereadora solicita celeridade no aumento da pena em crimes contra a dignidade sexual de crianças
Bruna Molz (Republicanos) encaminhou uma moção de apoio ao Senado Federal
Lula parabeniza Trump pela vitória nas presidenciais norte-americanas
Ao defender o respeito ao resultado eleitoral, o presidente brasileiro desejou sorte e sucesso ao futuro governante dos EUA