Outsiders

Operação em Santa Cruz mira envolvidos em confrontos entre facções

Publicado em: 07 de março de 2025 às 09:45 Atualizado em: 07 de março de 2025 às 10:30
  • Por
    Cristiano Silva
  • Operação foi deflagrada em Santa Cruz
    compartilhe essa matéria

    Retaliação entre grupos criminosos resultaram em homicídios em Cachoeira do Sul. 37 policiais cumpriram 19 ordens judiciais

    A Polícia Civil de Cachoeira do Sul deflagrou na manhã desta sexta-feira (7), a Operação Outsiders, com objetivo de cumprir 14 mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão. A ofensiva mira envolvidos em confrontos entre as facções criminosas.

    A investigação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Cachoeira do Sul iniciou com o homicídio de um homem de 52 anos em 28 de novembro de 2024. Na ocasião, a vítima foi alvejada por diversos disparos de arma de fogo, sendo que foram apreendidos 75 estojos de calibre 9 milímetros no local.

    Conforme apurado, o delito foi retaliação de uma facção criminosa em face de outro homicídio ocorrido oito dias antes. Segundo o delegado Rodrigo Marquardt, no decorrer da investigação, dois indivíduos já foram presos por tráfico de drogas em Cachoeira do Sul.

    Houve ainda o cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Com a continuidade da apuração, que contou com apoio da Draco de Santa Cruz do Sul, identificou-se os executores e mandantes do crime, além de indivíduos que forneceram apoio material e logístico.

    Nesta sexta, foram cumpridas oito prisões preventivas em desfavor de suspeitos que se encontram no sistema prisional e seis preventivas de indivíduos em liberdade, além de buscas em Santa Cruz do Sul e Charqueadas.

    Participaram da operação a Draco, Sipac e Delegacia de Polícia de Cachoeira do Sul; Delegacia de Polícia de Rio Pardo; Delegacia de Polícia de Venâncio Aires; Delegacia de Polícia de Charqueadas; e Draco, DPPA, 1ª e 2ª DPs de Santa Cruz do Sul, em um total de 37 policiais civis.

    Além das prisões, foram apreendidos seis telefones, um carregador de pistola e sete cartuchos calibre 9 milímetros. Os nomes dos investigados, por enquanto, estão sendo mantidos em absoluto sigilo pelas autoridades policiais.

    Leia também