Yuri Petermann Jung destacou os riscos da exposição solar
Com a chegada do verão, milhões de brasileiros aproveitam o calor para visitar praias, piscinas, rios e outros destinos de veraneios. Apesar de muitos estarem atentos ao uso de protetor solar, é comum que os cuidados com os olhos sejam deixados de lado, aumentando o risco de problemas oculares típicos dessa época do ano.
Em entrevista ao programa Arauto Saúde, o oftalmologista Yuri Petermann Jung destacou a importância de proteger os olhos da exposição solar. Segundo ele, o uso de óculos com proteção ultravioleta é essencial para prevenir desde irritações e queimaduras superficiais até complicações mais graves, como catarata e degenerações na retina e na superfície ocular.
“É extremamente importante, sempre que comprar um óculos de sol, buscar um de boa procedência. […] Caso a lente não tenha a proteção ultravioleta, a radiação vai entrar em maior intensidade ainda do que se não estivesse usando óculos, assim, vai acabar provocando os danos que a radiação ultravioleta causa”, disse.
O especialista ressaltou que para quem utiliza lentes de contato, o cuidado deve ser redobrado, especialmente em piscinas e no mar. “A gente não recomenda que use lente de contato ao tomar banho de piscina ou de mar, pelo risco de contágio de algumas doenças infecciosas, alguma potencialmente até bem graves”, alertou. Uma alternativa segura é optar por lentes de descarte diário, que reduzem significativamente o risco de contaminação.
Além disso, o médico apontou que o verão também é a estação com maior incidência de conjuntivite, uma inflamação contagiosa dos olhos. Para evitar a doença, ele orientou não compartilhar toalhas, óculos e roupas de banho, além de higienizar as mãos com frequência. Os sintomas incluem olhos vermelhos, secreção e sensação de areia nos olhos.
Outras condições comuns no verão incluem alergias causadas pelo cloro em piscinas e irritações relacionadas ao uso de protetores solares. O uso de colírios lubrificantes, preferencialmente sem vasoconstritores, é recomendado para aliviar o desconforto.
O oftalmologista reforçou ainda que consultas anuais são essenciais para monitorar a saúde ocular, realizar exames preventivos e para verificar se há necessidade de usar óculos ou conferir alterações no grau dos óculos. “Mesmo pessoas que acham que têm uma boa visão, às vezes no exame a gente detecta algum pequeno grau de óculos que pode eventualmente ajudar e que ameniza um pouco os sintomas”, disse.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas
Governo e plataformas de mobilidade fazem acordo para combater racismo
A campanha para conscientização, combate e superação ao racismo será realizada em todo o território nacional, focando tanto nos motoristas e entregadores parceiros quanto nos usuários desses aplicativos
Daer implanta novo sistema para agilizar autorização especial de trânsito
Documentos são necessários para veículos de carga que excedem os limites padrão de peso
Mais de 60 lixeiras comunitárias serão instaladas em Venâncio Aires
Pontos serão escolhidos com base nas solicitações dos moradores das áreas urbana e rural
Aturvarp realiza assembleia e apresenta projetos aos municípios
Encontro ocorre na próxima quarta-feira, em Santa Cruz