Saúde, inovação, indústria e sustentabilidade serão os temas debatidos neste ano
A Associação de Pesquisa, Informação, Desenvolvimento e Cultivo Canábico, (EcoCannabis) com sede em Santa Cruz do Sul, anuncia a realização do II Simpósio Gaúcho de Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial, que será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
O evento é dedicado a discutir o papel crescente da cannabis medicinal e do cânhamo industrial como motores de saúde, inovação e desenvolvimento sustentável no Rio Grande do Sul.
De acordo com a presidente da EcoCannabis, Michelle Brescia, o simpósio reflete a urgência de debates mais profundos sobre a regulamentação e os benefícios da cannabis e do cânhamo. “Estamos em um momento de transformação. O cânhamo industrial pode redefinir a sustentabilidade e criar novos caminhos econômicos para o estado, especialmente em regiões que sofrem com a degradação ambiental e econômica”, destacou.
Ela reforça que o evento é uma oportunidade de ouro para empresas, produtores, legisladores e profissionais de saúde. “Estamos unindo especialistas que contribuirão para que o público compreenda o valor dessas plantas e as possibilidades de desenvolvimento e bem-estar que elas oferecem,” afirmou a presidente.
Segundo a advogada da Associação, Cíntia Lopes, o simpósio se destaca por abordar as necessidades práticas para a regulação dessas áreas: “É preciso colocar o tema da cannabis medicinal e do cânhamo industrial em pautas legislativas e demonstrar que é possível regulamentar esses setores com segurança e benefício social. A demanda da sociedade é crescente, e o simpósio oferece um espaço fundamental para informar e inspirar mudanças nas políticas públicas.”
A também advogada da Associação, Michele Martin, enfatiza o potencial da EcoCannabis na promoção de uma abordagem inovadora e responsável para a regulamentação: “O cânhamo industrial é uma resposta viável e eficaz para muitos desafios ambientais e econômicos do nosso estado. Temos exemplos bem- sucedidos em países onde o cânhamo impulsiona indústrias inteiras e proporciona benefícios à população. Estamos comprometidas em trabalhar para que o Rio Grande do Sul possa liderar esse movimento no Brasil.”
Novos Horizontes na Medicina Veterinária
O evento contará com uma sessão final dedicada à medicina veterinária, abordando o uso da cannabis em tratamentos para animais, o que amplia as opções de terapia veterinária. “Estamos expandindo os horizontes para incluir a medicina veterinária, mostrando que a cannabis medicinal pode impactar positivamente também o cuidado com os animais,” acrescenta Michelle Brescia, presidente da EcoCannabis.
Ela conclui dizendo que o II Simpósio Gaúcho de Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial promete trazer discussões que vão além do que se tem no debate público atual, com a expectativa de que o evento fortaleça as bases para regulamentações futuras e para o desenvolvimento sustentável no estado.
A programação do simpósio será dividida em dois dias de discussões intensas e contará com renomados palestrantes e pesquisadores da área:
- 28 de novembro: Cannabis Medicinal
A partir das 13h30min, o primeiro dia será inteiramente dedicado à cannabis medicinal, com um olhar para avanços e desafios em seu uso terapêutico. Profissionais da saúde e do direito falarão sobre o desenvolvimento regulatório no Brasil e as mais recentes pesquisas na área.
- 29 de novembro: Cânhamo Industrial
No segundo dia, os participantes poderão mergulhar nas discussões sobre o cânhamo industrial, suas aplicações sustentáveis e o impacto para setores como moda, construção, alimentação e políticas públicas voltadas à revitalização econômica. Os debates iniciam às 8h30min e irão até as 16h30min, focando na versatilidade do cânhamo para impulsionar a sustentabilidade e regeneração ambiental, setores estratégicos para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
Notícias relacionadas
Ministério das Mulheres lança guia sobre prevenção a feminicídios
Objetivo é prevenir todas as formas de violência de gênero, discriminação e misoginia contra mulheres, por meio de ações governamentais
Excelsior Alimentos celebra 2024 com espírito de pertencimento
Um dos momentos mais especiais foi a oportunidade dos filhos dos colaboradores vestirem mini uniformes, idênticos aos de seus pais
Praça da Cidadania: Projeto ocorrerá na Praça Getúlio Vargas no domingo
A programação iniciará às 17 horas, com a abertura oficial e apresentações artísticas com temática natalina
Aprendizes do Instituto Crescer Legal apresentam seus projetos finais
Depois das apresentações, jovens estão na expectativa pela cerimônia de certificação que acontece no dia 12 de dezembro, em Santa Cruz do Sul