Ação realizada de maneira inédita pelo Sindicato mobilizou 250 mulheres em seis empresas do setor do tabaco
O “Papo de Mulher”, programa lançado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Novo Stifa) encerrou o primeiro ano de atividade com resultado positivo junto às empresas. Entre as trabalhadoras participantes – 98% aprovaram o modelo de debate feminino – recomendando a continuidade da ação para os próximos anos. Para a direção do Sindicato a iniciativa cumpriu seu papel de elevar o protagonismo feminino no ambiente sindical, com a mobilização de participantes que já demonstram interesse na adesão ao movimento Sindical a partir do Novo Stifa.
Conforme o Presidente Gualter Baptista Júnior, nos últimos três meses a equipe feminina do Novo Stifa, formada por profissionais multidisciplinares de várias áreas da saúde, promoveu seis encontros em empresas da indústria do tabaco de Santa Cruz do Sul. O Papo de Mulher foi recebido nas empresas ATC, BAT Brasil, Universal Leaf Tabacos, Philip Morris Brasil, UTC e Premium Tabacos. “Para nós, o programa foi um sucesso. Nestas empresas, tivemos a participação de 250 trabalhadoras que receberam estas informações e conversas sobre saúde e liderança feminina. Para nossa satisfação, algumas trabalhadoras já nos procuraram, buscando informações sobre a participação em nosso Sindicato, situação que faz com que a proposta inicial do programa tenha sido alcançada”, avalia o Presidente.
Baptista Júnior revela também que o nível de satisfação das participantes alcança a marca dos 98%, que desejam a continuidade da ação para os próximos anos. “Além disso, a grande maioria – 90% – disse que os temas abordados, destacando o protagonismo feminino e as informações sobre bem-estar e saúde, todas pautas do Papo de Mulher agradaram as trabalhadoras, que também revelaram que o tempo de duração do encontro, de uma hora, poderia ser ampliado”, destaca o Dirigente.
Os encontros, realizados durante o expediente das trabalhadoras, levam informações sobre autocuidado e saúde para as mulheres participantes com o objetivo de ter um efeito multiplicador junto às famílias das participantes. “A figura feminina tem papel central neste cuidado com a família, por isso esta inserção neste ambiente é tão importante. Um dos pilares do Novo Stifa é proporcionar saúde e bem-estar de qualidade à população. Por meio desta divulgação de informações e serviços, conseguimos potencializar esta nossa característica que é essencial a este novo modelo Sindical que implementamos em nossa entidade”, pontua o presidente.
Saúde do trabalhador
A Semana Interna de Prevenção à Acidentes de Trabalho (SIPAT) é uma ação realizada pelas empresas para promoção da saúde e segurança dos trabalhadores. Por estar intimamente ligado à saúde e à informação, o Papo de Mulher do Novo Stifa poderá integrar a programação destas atividades junto às indústrias participantes. “Recebemos a manifestação de vários participantes, que solicitaram formalmente a inclusão do nosso projeto dentro das programações das suas semanas SIPAT. Isso é o reconhecimento e a confirmação de que esta atividade está alinhada com a necessidade do trabalhador. Necessidade esta percebida e atendida de maneira pioneira pelo Novo Stifa”, avalia o Presidente Gualter Baptista Júnior.
A partir dos resultados positivos – avaliados pelas participantes e pelas empresas do setor tabaco que inicialmente receberam o Papo de Mulher – o Presidente do Novo Stifa confirma a continuação da atividade no próximo ano. “Além de dar continuidade nos espaços já realizados, podemos levar estas rodas de conversa para outras empresas que, nesta primeira temporada de atividade, não participaram do Papo de Mulher”, complementa.
Notícias relacionadas
Prefeitura promove melhorias asfálticas no Santa Vitória
No Berçário Mãe de Deus, foi construída uma travessia elevada
Conab estima produção recorde de carnes suína e de frango em 2025
A competitividade do produto brasileiro no mercado internacional aliada a um cenário cambial favorável influenciam na expectativa de elevação
Santa Cruz recebe 800 cestas básicas do Governo do Estado
Segundo a Administração Municipal, a distribuição aos moradores ocorrerá nos próximos dias
Abastecimento de água deve ser normalizado ao longo desta quarta em Santa Cruz
Falta de energia elétrica afetou o sistema de bombeamento no Bairro Independência