Neste domingo, público expressivo é esperado na abertura oficial para os municípios da 5ª Região Tradicionalista, a partir das 9 horas
Neste fim de semana, os tradicionalistas da região estarão concentrados no município de Pantano Grande, que organiza uma programação para marcar a 1ª Distribuição da Centelha Regional da 75ª Chama Crioula. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Pantano Grande e da 5ª Região Tradicionalista, e ocorre entre os dias 7 e 8 de setembro, na Hotelaria Rebenque Velho, situada no Bairro Vila Nova. A geração da Chama ocorreu em Alegrete, dia 18 de agosto, e desde então os cavalarianos estão em deslocamento, agora já no perímetro do município.
A programação inicia no feriado de 7 de setembro, às 17 horas, com a saída da Chama Crioula da Brigada Militar em direção à rua Papa João XXIII. Por volta das 17h30min os cavalarianos chegam na praça Erico Raabe e às 18 horas ocorre o plantio da árvore da hospitalidade e será feita a inauguração do Marco da 1ª Distribuição da Centelha Regional da 75ª Chama Crioula. Feito isso, ocorre a saída para a Hotelaria Rebenque Velho.
É no dia seguinte, domingo de 8 de setembro, que a programação deve reunir tradicionalistas da região. Às 8h30min tem o credenciamento das entidades e autoridades e a abertura oficial para essa distribuição da centelha para os municípios da 5ª Região Tradicionalista inicia às 9 horas, ocasião em que é esperada presença expressiva de entidades tradicionalistas de toda região, além do público em geral.
Ainda, às 12h30min haverá almoço no CTG Carreteiros da Saudade, aberto ao público. E para completar, às 14h30min, domingueira de encerramento com Pegadão Gaúcho.
Com raízes fortes no tradicionalismo, Pantano Grande foi escolhida para fazer pela primeira vez essa distribuição regional da Chama Crioula e deve atrair entre 15 e 20 municípios no fim de semana. Ananias Matos de Freitas, secretário municipal de Educação e Cultura de Pantano Grande, frisou que é fundamental eventos como esse para a perpetuação da cultura gaúcha no município. Ele frisa que no domingo, todas as escolas da rede municipal estarão presentes em uma apresentação, coreografados por Mateus Teixeira, para acolher a todos os visitantes. “É algo que nos engrandece, nos orgulha e motiva para seguirmos trabalhando a cultura gaúcha dentro do ambiente escolar”, sublinha.
No ambiente escolar, por exemplo, estão trabalhando a formação de novos gaiteiros, e citou eventos como o 7º Encontro de Gaiteiros realizado recentemente, unindo experientes e aprendizes, “porque a tradição precisa ser passada de geração em geração”, frisa.
Notícias relacionadas
Está aberto o período de inscrições para o II Colóquio Sesc Arte Educação
Evento ocorre nos dias 15 e 16 de outubro, com a temática “Oralidades e Saberes da Cultura Popular”
Exposição de Orquídeas segue neste domingo em Santa Cruz
Evento está sendo realizado no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest
Palácio Piratini abrirá para visitação nos dias 14 e 15 de setembro
Roteiro especial inclui Ala Governamental e parte da Ala Residencial
Festival Santa Cruz de Cinema reuniu mais de duas mil pessoas em quatro dias
Encerramento da 7ª edição ocorreu na noite desta sexta-feira