Construção da imagem está dividindo opinião entre a comunidade
Santa Cruz do Sul vive um momento de debate sobre a construção de uma imagem de Exu, divindade africana cultuada em religiões como o Candomblé e a Umbanda. A ideia inicial era instalar a imagem no entroncamento da RSC-287 com a BR-471. No entanto, em nota divulgada recentemente, a Prefeitura informou que a situação está sendo analisada e discutida com o Conselho Municipal do Povo de Terreiro, que apresentou a demanda aos gestores públicos.
Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, a advogada e pesquisadora da área, Edoarda Sopelsa Scherer, explicou que, no Brasil, as reivindicações de diferentes comunidades religiosas para ocupar espaços públicos têm crescido. “Isso se reflete na construção de monumentos e no apelo ao turismo religioso. Assim como outros eventos, como as marchas para Jesus e Exu. Outras ramificações também destacam como o debate religioso está interligado às dinâmicas sociais, pedindo que as diferentes comunidades religiosas sejam ouvidas pela população”, relatou.
Leia também
Conforme Edoarda, o Rio Grande do Sul possui um grande número de adeptos de comunidades religiosas de matriz africana. “Temos desde a Umbanda, Quimbanda e Candomblé. Eles estão presentes na comunidade, querendo se organizar, ser ouvidos e respeitados. Essas iniciativas de construção de monumentos nos fazem refletir sobre o que isso representa para a nossa cidade”, salientou.
Em relação à criação de monumentos, como o proposto em Santa Cruz, Edoarda esclareceu que é necessário entender a legitimação da comunidade em relação à pauta. “Seria preciso uma avaliação para verificar o quanto a população está envolvida com as questões locais, incluindo saúde, educação e outras áreas importantes para o bem-estar comum. Devemos considerar o que essa ideia representa para a cidade. Isso pode refletir um cenário de aprendizado ou abrir caminho para políticas públicas que atendam ao contexto dessas propostas”, descreveu.
Notícias relacionadas
Impulso aos destinos turísticos regionais pauta reunião da Aturvarp
Encontro ocorre na quinta-feira, na Casa Paulina, em Venâncio Aires; meta é intensificar as ações de divulgação dos destinos locais
O que significam 7 dias da Semana
Para um preso, menos 7 dias Para os felizes, 7 motivos Para os tristes, mais 7 dias Para a esperança, 7 novas manhãs Para a insônia, 7 longas noites Para os sozinhos, 7 chances Para os ausentes, 7 culpas Para…
EGR realiza intervenções em rodovias do Vale do Taquari
No quilômetro 88 da ERS-129, em Muçum, ocorre a construção de um muro de gabião para a reconstrução do segmento que desmoronou
Venâncio Aires vai sediar seminário sobre recuperação de matas ciliares
Organizadores destacam que as inscrições são gratuitas e vão até dia 9 de outubro