Iniciativa ocorre na próxima segunda-feira, no Salão Nobre do Palacinho
A campanha Março Lilás, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de colo de útero, está tendo cada vez mais engajamento de lideranças e entidades que se preocupam com a saúde e o bem-estar da mulher em Santa Cruz do Sul. Exemplo disso é o que vai ocorrer na próxima segunda-feira, 10, às 18h15. Por iniciativa da Primeira-dama, Fátima Alves da Silva, em parceria com a Associação de Prevenção do Câncer de Colo de Útero (Apcolu), será realizada, no Salão Nobre do Palacinho, uma ação voltada ao público feminino.
A programação contará com um espetáculo musical, pronunciamento de autoridades e entrega de material informativo, e o ponto alto da ação será o acendimento das luzes do Palacinho, na cor lilás. “É um movimento que a gente precisa fazer, para que toda a comunidade abrace esta causa”, disse a Primeira-dama.
A presidente da Apcolu, a médica ginecologista Denise Müller, chama atenção para o número de mulheres que vão a óbito em função da doença. “O câncer de colo de útero é a primeira causa de morte entre mulheres até 36 anos. E é uma doença que não precisava existir”, declarou. Ela explica ainda que, além da vacinação do HPV, disponível nos no Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento precoce da doença evitaria muitas mortes. “Quanto mais cedo for identificado, maiores são as chances de cura, e nosso trabalho enquanto associação é falar para as pessoas, das estratégias de prevenção. O SUS oferece a vacina do HPV para a faixa etária entre 9 e 14 anos, e as pessoas precisam buscar por esta imunização”, afirma.
Denise falou ainda da campanha da Polonese, lançada no ano passado nas escolas estaduais. “É um projeto muito bacana, de levar informação, para que pais, alunos, professores, e todas as escolas estaduais tivessem acesso, e que agora estamos buscando levar para as escolas municipais também”, explicou ela. Para ampliar o movimento, ela mencionou ainda que foi apresentado aos comerciantes locais a ideia de disponibilizar uma placa, em cada empresa, com o QR Code, com informações sobre a prevenção. “No momento em que os clientes entram na loja, eles podem ser lembrados das estratégias de prevenção”, disse a médica.
Para concluir, ela reforça ainda sobre os benefícios do diagnóstico precoce. “Quanto mais cedo a mulher realizar os exames preventivos, ao constatar o diagnóstico, mais chances de cura ela terá”, conclui.
Confirmação de presença:
Quem deseja participar do evento, a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão pede confirmação até o dia 7 de março, pelo telefone (51) 98544-2235
Notícias relacionadas

NewCars Veículos reinaugura nova loja em Santa Cruz
Revenda oferece uma ampla variedade de carro zero quilômetro e seminovos

Mas que lei é essa?
O Brasil passou por um período conturbado, em que sucessivas investigações revelaram negociatas com contratos de empresas públicas e uma teia de corrupção. Delações revelaram a forma como ocorriam e os nomes de muitos envolvidos. Acordos de leniência resultaram em…

Por Moacir Leopoldo Haeser

Servidoras municipais terão palestra sobre finanças pessoais no Mês da Mulher
Encontro ocorre nesta quinta-feira, no auditório da Procuradoria-Geral do Município

Rádio Revista – Juan Bender, Escritor
O que você ainda não sabe sobre 1964: escritor gaúcho lança livro sobre o golpe militar. Fugir das simplificações frequentemente apresentadas no debate público é a força-motriz de O que você ainda não sabe sobre 1964 – Ideologia & polarização…