Edital para seleção dos bolsistas foi publicado nesta segunda-feira. As inscrições vão até 14 de fevereiro
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi contemplada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e vai disponibilizar 72 bolsas para estudantes da Unisc nos cursos de Educação Física, Letras Inglês/Português, Letras Português, Biologia, Educação Física, Geografia e História. A oportunidade é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, tendo por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.
O PIBID busca proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, a CAPES concede cotas de bolsas às Instituições de Ensino Superior (IES), que realizam as seleções internas dos bolsistas participantes dos seus subprojetos aprovados.
Para o novo ciclo, a Unisc possui 3 subprojetos a serem desenvolvidos em 8 escolas de Santa Cruz do Sul, das redes municipal e estadual. Os candidatos deverão estar regularmente matriculados em um dos cursos de licenciatura integrantes dos projetos, cumprindo a carga horária mínima de 10 horas semanais. O valor da bolsa será de R$700,00 com duração de até dois anos.
As bolsas serão distribuídas em: Subprojeto Educação Física (Presencial e EAD) – 24 bolsas; Subprojeto Licenciaturas Interdisciplinares – 24 bolsas – licenciaturas envolvidas: Biologia, Educação Física (Presencial e EAD), Geografia e História; Subprojeto Letras – 24 bolsas – licenciaturas envolvidas: Letras Português (Presencial e EAD) e Letras Português Inglês. Mais informações podem ser obtidas no site da Unisc, por meio deste link.
História do PIBID na Unisc
Na Universidade, o PIBID teve início em agosto de 2010. Desde então, participou de todos os Editais ofertados pela CAPES, com três coordenadores institucionais: Professor Rudimar Serpa de Abreu (Período de 2010 a 2018 e de 2025 a 2027), Professor Éder da Silva Silveira (Período de 2018 a 2020) e Professora Nádia de Monte Baccar (Período de 2020 a 2024). Participaram escolas da rede estadual do município de Santa Cruz do Sul e da rede municipal dos municípios de Santa Cruz do Sul, Sinimbu e Vera Cruz, ao longo dos seis editais. Foram ofertadas bolsas de iniciação à docência aos discentes dos cursos de Biologia – Licenciatura, Computação, Educação Física – Licenciatura, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Letras Espanhol, Letras Português, Letras Português/Inglês, Pedagogia e Química.
Notícias relacionadas
Rádio Revista – Jacson Franco, Presidente do CMC, e Magui Kampf, Vice-Presidente do CMC
Atividades do Conselho Municipal de Cultura (CMC) de Santa Cruz do Sul. Uma avaliação das ações em 2024 e os objetivos para 2025 da classe trabalhadora da cultura, quais as ações pretendem realizar.
Histórias das Famílias – Família Hamann
A Família Hamann, descendente do Reino Da Prússia (posteriormente Império Alemão), teve imigrantes memoráveis que deixaram descendentes tanto no Brasil como no Paraguai.
Vida
Já perdoei erros quase imperdoáveis, tentei substituir pessoas insubstituíveis e esquecer pessoas inesquecíveis. Já fiz coisas por impulso, já me decepcionei com pessoas que eu nunca pensei que iriam me decepcionar, mas também já decepcionei alguém. Já abracei pra proteger,…
ARAUTO REPÓRTER UNISC 15 de Janeiro de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Prefeitura de Santa Cruz pressiona Governo do Estado por recursos na Saúde e redução de espera por cirurgia. ➡️ Rodada de reuniões sobre o preço do tabaco não teve acordos. ➡️ Vale…