SAÚDE

Equilíbrio é a chave, destaca nutricionista sobre alimentação no verão

Publicado em: 06 de janeiro de 2025 às 08:08
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Imagem ilustrativa | Foto: Freepik/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Bruna Neves dá dicas para período de férias e momentos na praia

    Com a chegada do verão e do período de férias, é comum que também aja uma menor preocupação com a alimentação. Há um maior consumo de bebidas alcoólicas e lanches, especialmente a beira-mar. Apesar desse período de descanso, a nutricionista Bruna Neves reforça que é possível manter a saúde em dia e ainda aproveitar os momentos.

    “É claro que é um período em que, sim, nós vamos sair muito mais da nossa rotina alimentar do que o habitual. Mas a grande verdade é que quem cuida da sua alimentação durante o ano todo, pratica a sua atividade física, é o momento justamente de se permitir e abrir pequenas exceções dentro da sua rotina alimentar”, destaca.

    No entanto, Bruna explica que como a própria expressão diz, é uma exceção e não regra. “Então, quando a gente tem um encontro, uma confraternização à noite ou no final do dia, não tem por que a gente aplicar aquele pensamento que a gente chama de Síndrome da Jaque. Já que vou comer à noite, então agora também já vou meter o pé na jaca. Já que ontem eu exagerei um pouquinho, então hoje eu não preciso cuidar. Vou deixar para cuidar no ano que vem. E a gente precisa ter muito cuidado com esse tipo de pensamento, porque é um pensamento sabotador.”

    Conforme a nutricionista, o segredo está em buscar fazer boas escolhas e ter equilíbrio nas refeições. Se à noite haverá um momento em família ou amigos, a sugestão é que durante o dia se mantenha uma rotina saudável, faça um café da manhã e os lanches ao longo do dia. “E, principalmente, evitar ao máximo aquele pensamento de ‘ah, então se eu vou sair fora da minha rotina à noite, então eu não vou comer nada à tarde’, como se estivesse economizando calorias. Quando, na verdade, isso vai provocar um exagero na refeição noturna, porque, com certeza, essa pessoa vai chegar com muito mais fome na confraternização”, avalia.

    Uma questão importante, de acordo com Bruna, é com relação as bebidas alcoólicas. Ela explica que a ciência diz que não existe dose segura para o consumo, além disso, destaca que fisiologicamente as pessoas não deveriam consumir álcool. “Porém, a bebida alcoólica está inserida na nossa vida social. Então, o segredo é manter a moderação. Da mesma forma que a gente entende que não vai acabar a comida do mundo, que a gente não precisa exagerar, com a bebida é a mesma coisa. Não é necessário o excesso.”

    A recomendação da nutricionista é não beber em jejum, tentar manter alimentos leves quando há consumo de bebidas e, principalmente, intercalar com água para evitar a desidratação. “O que realmente importa, na verdade, é o que fazemos ao longo e depois deste período de férias ou recesso. Mantendo uma rotina saudável durante o dia, controlando o consumo de bebida alcoólica e mantendo a atividade física, dá muito bem para curtir, comer aquilo que tem vontade e depois voltar para a sua rotina sem maiores estragos”, frisa.

    Para quem está na praia, também há dicas específicas. Segundo Bruna, o ideal é manter uma alimentação equilibrada, optando por frutas, legumes e verduras. Já com relação as frituras na beira da praia, o ideal é evitar ao máximo. Além disso, a nutricionista lembra que é preciso manter a hidratação e que ela deve ser feita com água – chás e chimarrão não são contabilizados para a média diária.

    Leia também