Dentre os critérios para a conquista estão os espaços de leitura, plano anual para o desenvolvimento da alfabetização, Formação Continuada e mais
O governo federal, através do Ministério de Educação (MEC), publicou a relação de municípios que obtiveram selo ouro, prata ou bronze, dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A medida tem como objetivo reconhecer e valorizar as Secretarias de Educação que se destacam na alfabetização das crianças brasileiras.
Conforme publicação do MEC, realizada no final de novembro, Santa Cruz do Sul conquistou Selo Ouro no quesito Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. Neste ano, na primeira edição, o processo contou com a participação dos 26 Estados e do Distrito Federal, além de 4.578 municípios brasileiros, o que representa mais de 82%, do total de 5.570 municípios de todo o país.
De acordo com o titular da pasta, Mário Colombo Filho, a conquista reflete o trabalho dos profissionais de educação em suas escolas. “Santa Cruz conta com mais de 800 profissionais de educação, e felizmente temos um quadro muito qualificado, que não mede esforços em criar espaços de leitura nas salas de aula, nos anos iniciais, o que contribui muito para o sucesso na alfabetização”, afirmou.
Dentre os critérios para a conquista do Selo Ouro, além da criação dos espaços de leitura, também estão a elaboração de um plano anual para o desenvolvimento da alfabetização, realizada pelo município, a Formação Continuada executada junto aos docentes, e as estratégias de distribuição de materiais didáticos.
Em Santa Cruz, a Articuladora do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, é a servidora Lediane Dias Bohnen, que atua em parceria com a coordenadora do programa Alfabetiza Tchê, Ana Cleia Giovanaz, e as subcoordenadoras, Angelle Vargas do Nascimento e Bruna Lima Peixoto, que organizaram diversas formações ao longo do ano para os professores dos segundos anos do Ensino Fundamental e supervisores da rede estadual.
Notícias relacionadas
Daer implanta novo sistema para agilizar autorização especial de trânsito
Documentos são necessários para veículos de carga que excedem os limites padrão de peso
Mais de 60 lixeiras comunitárias serão instaladas em Venâncio Aires
Pontos serão escolhidos com base nas solicitações dos moradores das áreas urbana e rural
Aturvarp realiza assembleia e apresenta projetos aos municípios
Encontro ocorre na próxima quarta-feira, em Santa Cruz
Bolsa Família é cancelado para candidatos eleitos em 2024
No total, 1.194 famílias em todo o país foram desligadas, entre elas, sete pertencem a prefeitos, 19 a vice-prefeitos e 1.168 a vereadores