Em Santa Cruz do Sul, o número de pessoas diagnosticadas com HIV é de 2.300
O Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização mundial na luta contra o vírus HIV e a Aids, destacando a importância da prevenção, da assistência e da garantia dos direitos das pessoas infectadas. Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, a coordenadora do Cemas (Centro Municipal de Atendimento à Sorologia), a enfermeira Micila Chiele, abordou temas como preconceito, diagnóstico precoce e o atendimento prestado pelo Cemas em Santa Cruz do Sul.
Conforme Micila, embora haja atualmente mais informações sobre o HIV, o tabu e o preconceito ainda persistem. “Acho que vamos levar uns bons anos para alcançar a redução e, quem sabe, o término do preconceito”, destacou.
A enfermeira também enfatizou a importância de um atendimento acolhedor no momento em que o paciente recebe o diagnóstico de HIV. No Cemas, por exemplo, a comunidade conta com acolhimento e suporte psicológico, conforme a necessidade de cada pessoa.
Nos últimos dez anos, o Brasil registrou uma queda de 25,5% na mortalidade por Aids. Apesar dessa redução, cerca de 30 pessoas ainda morreram por dia devido à doença em 2022.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 92% das pessoas em tratamento no país já atingiram o estágio de indetectabilidade, ou seja, quando o vírus não é mais transmissível e o paciente mantém qualidade de vida sem manifestar sintomas da Aids.
Leia também
Importância do diagnóstico precoce
Micila destacou que o diagnóstico precoce é fundamental. “Muitos pacientes chegam ao diagnóstico em estágios avançados, já com doenças oportunistas que poderiam ser evitadas. Isso pode gerar sequelas irreversíveis. Com o diagnóstico precoce, a pessoa inicia o tratamento antes de desenvolver essas doenças e pode levar uma vida praticamente normal”, ressaltou.
Atualmente, o tratamento do HIV é considerado simples. “Não é mais aquele coquetel com vários remédios. Hoje, a medicação é tranquila de usar, sem efeitos colaterais significativos. A pessoa toma apenas um comprimido por dia e realiza exames a cada seis meses”, explicou a enfermeira.
HIV em Santa Cruz
Em Santa Cruz, o número de pessoas diagnosticadas com HIV é de 2.300. Embora o número possa parecer alto, a enfermeira alerta que a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, para cada pessoa diagnosticada, existem outras quatro que não sabem que estão infectadas, não tratam e não acompanham sua saúde. “Muitos só são diagnosticados tardiamente porque não fazem testes de rotina”, completou.
Micila também destacou que o HIV pode levar, em média, até 10 anos para apresentar sintomas.
Diagnóstico e serviços do Cemas
O diagnóstico da infecção pelo HIV pode ser realizado por meio de testes rápidos ou laboratoriais que detectam os anticorpos contra o vírus, com coleta de sangue venoso ou por punção digital (ponta do dedo).
O Cemas oferece atendimento completo aos pacientes com HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Os serviços incluem acolhimento, atendimento de enfermagem, consultas médicas, coleta de exames, distribuição de medicamentos e acompanhamento psicológico.
O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 11h45min e das 13h às 17h, com exceção das quartas-feiras, quando o atendimento encerra às 15h.
Às terças e quartas-feiras, também há atendimento noturno, das 17h30min às 20h30min. Nas terças, o foco é para exames de tratamento e acompanhamento. Já nas quartas, o atendimento é aberto à população em geral.
Notícias relacionadas
Ell Play é alegria em cada momento e diversão para toda família
Casa de festas e eventos está localizada na Avenida Barão do Arroio Grande, 137, em Santa Cruz do Sul
Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo
Além da redução e simplificação de tributos, a regulamentação da reforma traz novidades como o cashback (devolução parcial de imposto para os mais pobres), impostos reduzidos para imóveis e cesta básica nacional isenta de imposto
Torcida Organizada – Arauto News – 16/01/2025
Inter x México, Cuéllar no Grêmio e mercado de transferências / Nícolas da Silva, Kássia Machado, Luciano Almeida, Rafael Cunha, Bianca Mallmann e Guilherme Bica
Eduardo Leite determina que equipes técnicas auxiliem nas ações diante da forte chuva em Santa Catarina
“Em momentos como este, as divisas entre nossos estados são apenas linhas no mapa. O que importa é unir forças para proteger e amparar quem precisa”, frisou o Governador