Polícia

Polícia Civil troca comando de duas delegacias em Santa Cruz

Publicado em: 05 de outubro de 2017 às 15:19 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:14
  • Por
    Guilherme Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Reprodução
    compartilhe essa matéria

    Marcelo Chiara assume a Defrec, enquanto Raquel Schneider é a nova titular da DPPA

    A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) e a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Santa Cruz do Sul tem novos titulares. A mudança partiu do Delegado Regional, Luciano Menezes, que depois de 12 anos deixa o comando da Defrec, passando a comandar exclusivamente a Delegacia Regional, que abrange 20 municípios do Vale do Rio Pardo. Com isso, a titularidade da Defrec está a cargo de Marcelo Chiara Teixeira, que estava a frente da DPPA. No lugar de Teixeira, assume a Delegacia de Pronto Atendimento, a Delegada Raquel Schneider, que atuava na Polícia Civil como plantonista.

    A troca entrou em vigor no dia 15 de Setembro. A frente da Defrec, Chiara destaca a responsabilidade do cargo. "É uma resposabilidade muito grande assumir uma delegacia que tem reconhecimento não só no Vale do Rio Pardo, mas também a âmbito estadual. As atribuições da delegacia são bastante relevantes e além disso estou substituindo o Delegado Luciano Menezes que tem toda uma história dentro da Policia Civil. É um desafio muito grande dar seguimento ao que ele vinha desenvolvendo", afirma.

    Ainda conforme Chiara, a integração realizada durante operações passadas foi de fundamental importância para adquirir conhecimento. "Cheguei aqui em 2010 e desde então participei de um trabalho de integração promovido pelo Delegado Luciano Menezes. Tive a oportunidade de trabalhar diretamente com ele durante ações da Defrec e agora ser escolhido por ele para esse cargo é muito gratificante", salienta Chiara.

    A Delegada Raquel Schneider, também vê como um grande desafio o novo cargo. "A DPPA é a porta de entrada da Polícia Civil. São cerca de 50 ocorrências registradas diariamente. Trabalhei como titular nas delegacias de Entre-Ijuís e Tupanciretã, mas sem dúvida o fluxo aqui é muito maior. Por isso é muito gratificante ter recebido esse desafio", comenta Schneider. Dentre as atribuições da Delegada Raquel Schneider, além de dar andamento aos procedimentos, está o gerenciamento da parte administrativa da DPPA.

    Quem são

    Marcelo Chiara Teixeira: Natural de São Paulo, iniciou a carreira como delegado em 2007, na capital paulista. Em 2008, passou no concurso para a Delegacia de Polícia Civil Gaúcha, atuando por um ano em Uruguaiana. Desde 2010 está em Santa Cruz do Sul, atuando por sete anos a frente da DPPA. Além da Defrec, Chiara segue respondendo como delegado substituto de Vale do Sol.

    Raquel Schneider: Natural de Campo Novo, iniciou na segurança pública em 1997, como na Brigada Militar, atuando em Caxias do Sul e Santo Ângelo. Em 2007, passou em um concurso para inspetora da Polícia Civil, trabalhando em Santa Maria até 2010, quando passou em outro concurso, desta vez para o cargo de delegada. Como titular, atuou nos municípios de Entre-Ijuís, por quatro meses, e Tupanciretã, também por quatro meses. Scheneider veio para Santa Cruz do Sul em 2011 e desde então atuava como delegada plantonista.

    Como fica

    Delegado Regional e substituto de Passo do Sobrado: Luciano Menezes

    Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) e substituo de Vale do Sol: Marcelo Chiara Teixeira

    1ª Delegacia de Polícia:  Ana Luísa Aita Pippi

    2ª Delegacia de Polícia e substituto de Sinimbu: Alessander Zucuni Garcia

    Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA): Raquel Schneider

    Delegacia da Mulher (DEAM) e de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA): Lisandra de Castro de Carvalho