Estudantes de Santa Cruz escrevem canção alusiva à Semana da Pátria
Com o microfone em mãos, as colegas do quarto ano do ensino fundamental, Maria Luiza Dummer, de 10 anos, e Valentina Borges, de 9, fazem um dueto entoando versos em ritmo de rap, relacionados à Semana da Pátria: “Brasil, terra de encantos e beleza sem igual, das praias douradas ao povo do sertão, tua cultura é rica, a nossa inspiração”. E a composição prossegue exaltando a diversidade e a riqueza cultural brasileira.
A letra foi criada pelos próprios alunos, que foram desafiados pela professora Isolde Eisenhardt, a produzirem algo para a apresentação da turma 42, aos demais estudantes da Escola Municipal Guido Herberts, do Bairro Várzea, de Santa Cruz, por ocasião da Semana da Pátria. “A gente os desafiou para que criassem alguma coisa de que eles gostassem de fazer, e fiquei muito feliz com o resultado porque eles foram muito criativos, pesquisaram sobre o Brasil e a partir do que buscaram, criaram a letra”, disse a professora.
Leia também
E os autores mirins contaram com ajuda profissional no assunto. Após a composição dos versos, a estudante Maria Luiza pediu uma avaliação do irmão, MC Berma, que auxiliou na criação. “Ele me deu umas dicas bem legais, para rimar no final de cada frase, e mudou algumas palavras, ficou muito bom”, contou ela.
Nesta semana, durante o evento realizado na escola, a turma chamou atenção pela performance durante a apresentação. Integrante do grupo de dançarinos, e portando a Bandeira do Brasil durante o espetáculo, Ana Luiza Chaplin, de 10 anos, vibrou pelo desempenho do grupo. “Foi muito legal porque todos os nossos colegas gostaram e aplaudiram, e a gente conseguiu passar a mensagem de que o Brasil é um país bonito, e Santa Cruz também é, porque faz parte do mesmo território”, declarou.
A letra
Brasil, terra de encanto e beleza sem igual
No Sete de Setembro teu nome a brilhar
Dom Pedro corajoso, a proclamar a Independência
E liberdade para todos conquistar
Independência do Brasil, desse fato
Eu me lembro sobre as margens do Ipiranga
No dia Sete de Setembro
Das praias douradas ao povo do sertão
Tua cultura é rica, a nossa inspiração
Com alegria e amor, juntos a celebrar
O dia da Independência, a nossa nação a honrar
Notícias relacionadas
OMS pré-qualifica primeira vacina contra mpox
Imunizante é produzido pela farmacêutica Bavarian Nordic
Santa Cruz realiza 2º Seminário Intersetorial do CadÚnico e Bolsa Família
Encontro reuniu 85 profissionais de assistência social, educação e saúde e teve objetivo promover o trabalho articulado entre as áreas
Mapeamento revela que enchentes atingiram 9% do território de Santa Cruz
No município, 11.303 pessoas ficaram desalojadas, 284 desabrigadas, 85 feridas e duas vieram a óbito
Tudo o que você disser poderá ser usado…
Frase bem comum no cinema, aqui usamos para destacar que as crianças também podem - e vão - se apropriar daquilo que os adultos falam, entendendo ou não o real significado do que reproduzem. Portanto, fique atento às 'palavras' que pronuncia.